Tamanho do texto

Sem os seus dois maiores astros, seleção brasileira de beisebol tenta garantir vaga pela segunda vez no campeonato

A MLB (Major League Baseball), liga norte-americana de beisebol, anunciou oficialmente os elencos e comissões técnicas das seleções que participarão da classificatória para o WBC 2017 (World Baseball Classic), a Copa do Mundo do esporte, que acontece entre os dias 22 e 25 de setembro em Nova York. O Brasil é um dos quatro países que lutam pela última vaga para o mundial e tenta garantir sua segunda participação em confrontos contra Grã-Bretanha, Paquistão e Israel.

CONFIRA:  Primeira para dez: vamos conversar sobre NFL?

Mesmo sem seus maiores astros do beisebol , Paulo Orlando e Yan Gomes, que não foram liberados por seus clubes que atualmente brigam por uma vaga nos playoffs da MLB, o time nacional reúne um forte elenco. São nove jogadores contratados por equipes da Major League Baseball, atuando em afiliados nas ligas de acesso; cinco atletas que jogam no Japão; quatro cubanos com residência legal brasileira; três norte-americanos com cidadania brasileira e mais oito jogadores que atuam no Brasil, sendo que dois deles tiveram passagem recente por times MLB: Murilo Gouvêa e Jean Tomé. 

André Rienzo é um dos grandes nomes do beisebol brasileiro
Divulgação
André Rienzo é um dos grandes nomes do beisebol brasileiro

Dos 28 atletas convocados, oito participaram do Mundial de 2013. André Rienzo é um dos mais experientes do grupo, sendo o primeiro arremessador brasileiro a atuar na MLB, quando estreando pelo Chicago White Sox em 2014. Hoje ele atua pelo New Orleans Zephyrs, time da triple A, afiliado do Miami Marlins. 

Comissão técnica

Para conquistar a segunda classificação seguida para o Mundial, a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol reforçou ainda mais a sua comissão técnica. Contará novamente com a coordenação técnica de Barry Larkin – Hall da Fama da MLB, comandante da campanha vitoriosa na última classificatória e boa performance no WBC 2013 – que será auxiliado pelos compatriotas Latroy Hawkins, técnico de arremessos, recém aposentado, com 21 anos de carreira na principal liga de beisebol do mundo atuando em 11 times, e Steve Finley, técnico de rebatidas, 19 anos de carreira na MLB, eleito duas vezes para o "All StarGame", além de vencer como atleta uma World Series, maior título da MLB.

E MAIS
Você conhece Dan Bilzerian, o playboy milionário do poker?

Treinamentos

A seleção brasileira de beisebol desembarca em Nova York no dia 15 de setembro e realiza treinamentos entre os dias 16 e 18, no campo da Universidade Saint Joseph. 

Brasil jogou a edição de 2003 do Mundial de beisebol, a última realizada
Divulgação
Brasil jogou a edição de 2003 do Mundial de beisebol, a última realizada

Para avançar ao mundial, o time brasileiro precisará sair campeão de um quadrangular num modelo disputado por “dupla eliminação modificada”. O Brasil enfrenta o Paquistão na primeira rodada, enquanto Israel e Grã-Bretanha fazem o outro duelo da chave. Na rodada seguinte, os dois perdedores se enfrentam, assim como os vencedores dos jogos. Aquele que sair derrotado do duelo dos perdedores está automaticamente eliminado, enquanto o vencedor do jogo entre os ganhadores, o “campeão” da primeira rodada, classifica-se diretamente para final. 

Assim, o vencedor (que havia perdido a primeira rodada) e o perdedor da segunda rodada se enfrentam, numa repescagem, para definir quem disputará a decisão com o time até então invicto. Sendo assim, as duas equipes de melhor campanha fazem a final que decidirá o classificado para disputar o WBC 2017. Apenas o campeão da chave avança à fase de grupos do Mundial. 

Confira os jogos:

Jogo 1 - 22 de setembro, quinta-feira - Paquistão x Brasil
Jogo 2 - 22 de setembro, quinta-feira - Grã Bretanha x Israel
Jogo 3 - 23 de setembro, sexta-feira - Israel x vencedor ou perdedor jogo 1
Jogo 4 - 23 de setembro, sexta-feira - Grã-Bretanha x vencedor ou perdedor jogo 1
Jogo 5 - 24 de setembro, sábado - Equipe com 1 vitória x Equipe com 1 vitória (repescagem)
Jogo 6 - 25 de setembro, domingo - Campeão da 1ª fase x vencedor do jogo 5 (final)

Já estão classificadas para a Copa do Mundo de beisebol as tradicionais seleções da Austrália, Canadá, China, Colômbia, Coreia do Sul, Cuba, Estados Unidos, Holanda, Itália, Japão, México, Porto Rico, República Dominicana, Taipé Chinesa e Venezuela, restando apenas a vaga a ser disputada pelos brasileiros.

World Baseball Classic

Tanto a classificatória como o World Baseball Classic são organizados e realizados pela Major League Baseball em parceria com MLBPA, associação dos jogadores profissionais das grandes ligas, uma espécie de sindicato da modalidade. A MLB considera o torneio entre seleções – sancionado pela WBSC (Confederação Mundial de Beisebol e Softbol) – uma maneira de expandir e divulgar o esporte mundialmente.

No ringue
"Se o adversário estiver mal intencionado e for cruel, ele te machuca mesmo"

Em 2013, em sua primeira e única participação no Mundial de beisebol, o Brasil desempenhou um bom papel, mesmo sendo eliminado na primeira fase e dentro de um grupo forte, com os times de China, Cuba e Japão, este último vencedor das edições de 2006 e 2009. No campeonato passado, a República Dominicana ficou com o título após vencer Porto Rico na final.