Tamanho do texto

Entidade é acusada de ter acobertado casos de doping entre 2001 e 2012 e tem sua credibilidade abalada desde então

Robert Harting é um dos melhores atletas de lançamento de disco do mundo
AP
Robert Harting é um dos melhores atletas de lançamento de disco do mundo

Um grupo de atletas alemães, como o campeão olímpico de lançamento de disco Robert Harting, divulgaram um vídeo no YouTube em que acusam a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) de "destruir" seu esporte com os recentes escândalos de doping.

"Não podemos continuar confiando em vocês, estão destruindo o nosso esporte", são algumas das acusações feitas nessa gravação, na qual renomados atletas alemães falam em inglês com o público.

Junto a Harting, atleta muito popular em seu país tanto no estádio como pelas participações como comentarista esportivo, aparece no vídeo Robin Schembera, especialista nos 800 metros, com um cartaz onde é possível ler: "Quero competir contra atletas limpos, não contra monstros".

Veja o vídeo de protesto de atletas alemães (em inglês)

O protesto é derivado das recentes revelações da emissora pública alemã "ARD" e do jornal inglês "Sunday Times" sobre a IAAF e provocaram a indignação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que exigiu o esclarecimento do escândalo.

As revelações se baseavam em informações retiradas do banco de dados da IAAF, com um total de 12 mil exames de sangue correspondentes a 5 mil atletas. Cerca de 800 deles teriam dado positivo no teste antidoping, dos quais 146 conquistaram medalhas nos Mundiais ou em Jogos Olímpicos, entre 2001 e 2012.

Harting e seus colegas cobram que a cúpula do atletismo internacional combata com determinação o doping e exigem um comportamento ético e transparente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.