Tamanho do texto

Gigante asiático disputava o direito de sediar o torneio com as Filipinas. É a primeira vez que o país recebe a competição

China vai sediar Copa do Mundo de basquete pela primeira vez na história
Christian Petersen/Getty Images
China vai sediar Copa do Mundo de basquete pela primeira vez na história


A China será sede da próxima edição da Copa do Mundo de Basquete, que será disputada em 2019. O anúncio foi realizado nesta sexta-feira, em Tóquio, onde a Federação Internacional de Basquete (Fiba) realiza seu congresso geral.

Os chineses venceram a disputa contra as Filipinas e irão sediar o torneio mundial pela primeira vez na história. em 17 edições realizadas até agora, apenas duas foram disputadas em países asiáticos: 1978, nas Filipinas, e 2006, no Japão.

Leia mais: Brasil pode ficar fora do basquete olímpico. Entenda a novela

Postergada de 2018 para 2019 - para não coincidir mais com o ano da Copa do Mundo de Futebol - a 18ª edição do Mundial de basquete pela primeira vez contará com 32 participantes, contra 24 da edição anterior, disputada em 2014, na Espanha. 

Campeões em 2010 e 2014, os Estados Unidos dividem o posto de maiores campeões da história com a extinta Iugoslávia, com cinto títulos no total. O Brasil levantou o troféu em duas oportunidades, 1959 e 1963, mas subiu ao pódio pela última vez em 1978, quando conquistou o bronze.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.