Tamanho do texto

São Paulo já recebeu jogo de Copa do Mundo, foi sede de Pan Americano, viu Senna fazer história e mais

A cidade de São Paulo comemora 460 anos neste sábado e, como já é tradição, é data da final da Copa São Paulo de futebol junior. Mas a capital já foi palco de diversos eventos e momentos marcantes do esporte. Para comemorar o aniversário da cidade, o iG relembra alguns desses momentos: 

Ainda falando de futebol e em ano de Copa no Brasil, São Paulo recebeu o empate de 2 a 2 entre Brasil e Suíça no Mundial de 1950. Além disso, foi sede do grupo que contava com Espanha, Uruguai e Suécia.

Bem depois, em 2000, o Corinthians recebeu o Real Madrid no estádio do Morumbi no Mundial da Fifa. O jogo acabou empatado em 2 a 2 e, depois, o time paulista ficaria com o título do torneio.

São Paulo também teve momentos inesquecíveis na Fórmula 1. Duas vitórias de Ayrton Senna na McLaren foram memoráveis. Em 1991, ele ficou quase sem marcha, permaneceu na pista e venceu. Dois anos depois, venceu de novo e Interlagos teve até invasão da torcida.

Já para Felipe Massa, o circuito traz boas e más lembranças. Em 2006 foi a primeira vitória do piloto em casa. Já em 2008, ele também venceu e até chegou a ser campeão mundial por alguns instantes, até Lewis Hamilton ultrapassar Timo Glock e ficar com a taça daquele ano.

No cenário poliesportivo, mais eventos marcantes. O ginásio do Ibirapuera teve a vitória de Vitor Belfort sobre Michael Bisping logo no começo do ano passado, foi sede do Mundial de vôlei feminino em 1994 com o vice da seleção brasileira e recebeu jogos do Mundial de handebol feminino em 2011. Além disso, São Paulo teve os mundiais de basquete de 1971, 1983 e 2006. E sem esquecer que em 1963 a cidade recebeu os Jogos Pan-Americanos, com provas espalhadas pela capital.

Neste ano, São Paulo acompanha a reta final de obras na Arena Corinthians, em Itaquera, para a abertura da Copa do Mundo 2014. Com isso, a cidade segue como polo esportivo nos seus 460 anos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.