iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

22/12 - 10:50

Brasil busca sexto título entre as mulheres na São Silvestre
"Não podemos deixar as africanas assumirem a ponta e ditarem o ritmo da corrida", contou Marily dos Santos

Gazeta Esportiva

Na categoria feminina da São Silvestre, as atletas brasileiras tentarão o sexto título em 36 anos de disputas visando quebrar a sequência de vitórias africanas. A prova foi vencida pelas quenianas Pasalia Chepkorir, em 2009, e Alice Timbilili, em 2007, além da etíope Yimer Wude Ayalew, em 2008.

"Não podemos deixar as africanas assumirem a ponta e ditarem o ritmo da corrida", contou Marily dos Santos, melhor brasileira em 2009, com a terceira posição. "O meu foco sempre é treinar para baixar minhas marcas. Desta vez, não será diferente, mas competirei contra várias atletas de alto nível", lembrou a atleta, que, nesta temporada venceu a Maratona de Recife.

O Brasil também contará com a participação de uma ex-campeã. Maria Zeferina Baldaia venceu em 2001 e fez uma temporada bem regular em 2010, tanto que está disputando o vice-campeonato do Ranking Nacional Caixa/CBAt com Conceição de Maria Oliveira. A decisão será na São Silvestre, visto que Baldaia tem 301 pontos até aqui, contra 303 da adversária.

Conceição de Maria Oliveira, por sua vez, também está otimista pois foi vice-campeã na Maratona de Porto Alegre e também na do Rio de Janeiro. Outros bons resultados foram a quarta posição na Maratona de Recife e um quinto lugar na Volta da Pampulha.

Campeã antecipada do Ranking Nacional Caixa/CBAt, Edielza Alves Guimarães, quer manter a regularidade da temporada. A atleta pontuou em 15 corridas do ranking, venceu a Maratona de Vitória e foi vice na Volta da Pampulha. "Fiz uma boa temporada e consegui resultados significativos. Espero manter este ritmo", avisou.

A tarefa brasileira será dificultada principalmente pelas quenianas Alice Timbilili, campeã de 2007, e Eunice Kirwa, bicampeã da Meia Maratona do Rio. Outra queniana confirmada é Bornes Jepkirui Kitur, que dominou a Volta da Pampulha, no dia 5 de dezembro. O grupo africano é completado por Anastazia Msandai Ghamaa, da Tanzânia, quarta colocada na 10K Rio.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias