iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

22/10 - 17:51, atualizada às 19:48 22/10

Jade Barbosa e Daniele Hypólito ficam longe do pódio no Mundial

Jade conseguiu a 15ª colocação e Daniele terminou em 18º lugar em Roterdã, na Holanda. Russa Aliya Mustafina confirmou o favoritismo

iG São Paulo

As duas ginastas brasileiras ficaram longe do pódio na final da prova do individual geral, nesta sexta-feira, no Mundial de Roterdã, na Holanda. Entre as 24 finalistas, Jade Barbosa conseguiu a 15ª colocação e Daniele Hypólito terminou em 18º lugar. Enquanto isso, a russa Aliya Mustafina confirmou o favoritismo e conquistou a medalha de ouro.

Depois de terem ajudado a seleção brasileira a terminar em 10º lugar na disputa por equipes, Jade e Daniele não conseguiram grande performance na final do individual geral, prova em que soma a pontuação das ginastas nos quatro aparelhos. Jade, no entanto, ainda tem mais uma chance de medalha no Mundial: faz a final do salto neste sábado.

Com apenas 16 anos, Mustafina não teve problemas para confirmar seu favoritismo na final do individual geral, prova que já tinha liderado na fase de classificação do Mundial de Roterdã. Ela também comandou a Rússia no título por equipes e vai disputar medalha nos quatro aparelhos, todos com chances de subir ao pódio.

Na final desta sexta-feira, Mustafina somou 61,023 pontos para chegar ao título mundial no individual geral. A medalha de prata foi para a chinesa Jiang Yuyan, com 59,998. E o bronze ficou com a norte-americana Rebecca Bross, que fez 58,966.

Boas avaliações
Jade Barbosa comemorou o desempenho no Mundial. "Estou feliz com o resultado. Acho até que poderia ser um pouco melhor, mas diante de todas as dificuldades que passei com a lesão no punho, foi muito bom. Eu não tinha noção de como ia competir aqui, mas estou feliz com o resultado", afirmou Jade, de 19 anos.

"Estou super satisfeita com esse Mundial, pois, além do resultado, o mais importante é eu estar feliz comigo mesma. Consegui mostrar para todo mundo que estou voltando bem e estou contente porque consegui cumprir bem o meu papel. Meu ano está sendo muito bom. Fui medalhista em etapas de Copa do Mundo, no Pan e disputei a final do Mundial. Tudo isso me deixa realmente muito feliz", disse Daniele Hypolito, de 26 anos.

Daniele encerrou sua participação no Mundial e Jade ainda estará em ação neste sábado (23), na final do salto. A ginasta tentará uma medalha para o Brasil no aparelho onde tirou a terceira melhor nota (14.633) no qualificatório. A disputa será a partir das nove horas (Horário de Brasília). "A minha expectativa é acertar o salto e fazer o meu melhor. Isso já vai me deixar satisfeita", declarou Jade.

Na competição por equipe, a seleção brasileira feminina, que disputou o Mundial de Roterdã com Jade Barbosa, Daniele Hypolito, Adrian Santos, Priscila Cobello, Ethiene Franco e Bruna Leal, ficou em 10º lugar (217.130), e assegurou a vaga para o Pré-Olímpico do ano que vem.

A seleção masculina também atingiu seu objetivo e estará no Mundial de 2011, no Japão. Mosiah Rodrigues, Sérgio Sasaki, Francisco Barreto, Péricles da Silva, Danilo Nogueira e Felipe Polato ficaram no 19º lugar no Mundial, com a nota 338.817.

Programação dos dias restantes do Mundial:

Sábado (23) - Final individual por aparelho (salto feminino, assimétricas, solo masculino, cavalo com alças e argolas)
Domingo (24) - Final individual por aparelho (trave, solo feminino, salto masculino, barras paralelas e barra fixa)

*com agências


Leia mais sobre: Jade Barbosa Daniele Hypólito Mundial de ginástica ginástica artística

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Patrick Tower/Site oficial

aliya_mustafina_mundial_ginastica

Aliya Mustafina
Com apenas 16 anos, ginasta ainda comandou a Rússia no título por equipes da competição

Topo
Contador de notícias