iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

20/10 - 07:41

Rival de Cielo pega dois meses de suspensão por doping

Frédérick Bousquet testou positivo para heptaminol, substância que dilata vasos sanguíneos. Nadador alegou ter realizado tratamento de hemorróidas

Pedro Taveira, iG São Paulo

O nadador francês Frédérick Bousquet, campeão europeu em 2010 dos 50 metros livre e um dos maiores rivais do brasileiro Cesar Cielo na atualidade, foi suspenso por dois meses por doping, informa o jornal "L'Equipe". Em exame realizado em junho, Bousquet testou positivo para heptaminol, substância proibida que dilata os vasos sanguíneos e normalmente é usada para controlar pressão baixa.

"Há oito anos estou me curando de um problema com um medicamento que não contém esta substância proibida [...], mas justamente antes de uma competição tive uma crise e fui a uma farmácia de Canet que conheço muito bem", explicou o nadador ao jornal esportivo. "Me deram este produto, que pode ser comprado sem receita [...], e o tomei sem ler a bula".

O francês, que no dia 13 de junho foi selecionado para fazer o exame durante um torneio disputado em Canet-en-Roussillon, no sul do país, disse à emissora de rádio "Europe 1" que tomou o medicamento para curar hemorróidas.

A suspensão foi decidida pela Federação Francesa de Natãção no dia 20 de setembro, mas só agora foi divulgada. A pena é valida somente dentro da França e Bousquet estará liberado para disputar campeonatos nacionais no começo de dezembro. O nadador de 29 anos é companheiro de treinos de Cielo em Auburn, nos Estados Unidos.

*Com AFP


Leia mais sobre: Frederick Bousquet natação doping Cesar Cielo

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Getty Images

Frederick Bousquet, nadador francês

Frédérick Bousquet
Punição para o campeão europeu dos 50 metros livre é válida somente em território francês

Topo
Contador de notícias