iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

03/10 - 14:01

CBAt lança associação para brasileiros olímpicos

"A CBAt vai dar apoio à reunião dos atletas e na fundação da entidade", explicou oberto Gesta de Melo, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Gazeta Esportiva

Uma entidade para reunir aqueles que já defenderam o Brasil em torneios de Atletismo dos Jogos Olímpicos. Com essa meta, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo, anunciou a formação da "Associação dos Atletas Olímpicos do Atletismo".

A decisão foi anunciada por ocasião do primeiro ano da eleição do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada 2016. "A CBAt vai dar apoio à reunião dos atletas e na fundação da entidade", explicou Gesta. "No entanto, os próprios atletas serão os responsáveis pela Associação, que deverá ter vida independente", prosseguiu o mandatário.

Gesta disse que o objetivo "é resgatar aqueles que muito fizeram para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, principalmente os que atuaram no passado, sem qualquer tipo de apoio. Eles nos ajudarão a mostrar a história do Atletismo e do Olimpismo no Brasil".

A CBAt foi a primeira Confederação nacional a resgatar aqueles que fizeram e fazem a história do Atletismo. "Criamos o Programa Caixa Heróis Olímpicos, com os que ganharam medalhas para o Brasil. Um deles, Nelson Prudêncio, é o nosso vice-presidente", lembrou Gesta. "Nomes importantes de outros esportes já reconheceram isso - como Lars Grael, Aurélio Miguel, Patrícia Amorim, Magic Paula e outros" completou.

O Atletismo brasileiro conta em sua história com 214 atletas, que defenderam o Brasil desde os Jogos Olímpicos de Paris 1924 até Pequim 2008. Destes, 53 foram finalistas e o primeiro deles foi Lúcio de Castro, 6º no salto com vara em Los Angeles 1932. Gazeta Esportiva, no início dos anos 90. Morreu em 2004 aos 93 anos.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias