iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

09/09 - 08:28

Mayra Aguiar conquista a prata e faz história no Mundial de Judô

Brasileira de apenas 19 anos consegue melhor resultado de uma judoca brasileira na história da competição

Pedro Taveira, iG São Paulo

A brasileira Mayra Aguiar, de 19 anos, conquistou nesta quinta-feira a medalha de prata na categoria até 78 kg do Mundial de Judô, disputado em Tóquio. Na final, a gaúcha foi derrotada pela americana Kayla Harrison após sofrer um yuko, queda lateral, no Golden Score (morte súbita). O resultado fecha a melhor campanha de uma mulher brasileira na história da competição.

Em 1995, também na capital japonesa, Danielle Zangrando ficou com o bronze na categoria até 56 kg. Dois anos depois, em Paris, Edinanci Silva também terminou no terceiro lugar na categoria até 72 kg. A mesma Edinanci repetiu o feito em 2003, desta vez lutando com competidoras de até 78 kg.

AFP
Brasileira Mayra Aguiar lutou até o Golden Score, mas ficou com a prata no Mundial

Para chegar ao inédito vice-campeonato mundial, Aguiar despachou nada menos do que as finalistas dos últimos Jogos Olímpicos, disputados há dois anos em Pequim. Depois de passar pela sul-coreana Gyeong-Mi Jeong na primeira rodada, a brasileira bateu na sequência a cubana Yalennis Castillo, prata olímpica, e a chinesa Xiuli Yang, ouro em 2008. Este último duelo foi vencido com um ippon, o golpe perfeito do judô, em apenas 29 segundos de luta.

Na semifinal, realizada também nesta quinta-feira, a jovem derrotou a alemã Heide Wollert por ippon. Na decisão, a derrota para Kayla Harrison veio somente no tempo extra.

A medalha de prata de Aguiar coroa uma promissora carreira do judô nacional. Desde 2006, quando ficou com o bronze no Mundial Júnior, a lutadora vem obtendo resultados expressivos. Em 2008 acabou com a prata e no ano seguinte novamente ganhou a medalha de bronze. Nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, há três anos, foi vice-campeã.

Brasileiro perde bronze
O peso pesado Rafael Silva deixou o Mundial de Tóquio sem medalhas. Nesta quinta, o brasileiro disputou o bronze, mas foi derrotado pelo francês Matthieu Bataille na luta derradeira. Antes, havia vencido Lasha Gujejiani, de Geórgia, na primeira rodada da repescagem.

Cinco estreias nesta quinta
Mais cinco judocas brasileiros estreiam na competição na noite desta quinta (manhã de sexta no Japão). Na categoria até 81 kg, lutam Leandro Guilheiro e Flávio Canto. Eles estreiam contra Konstantins Ovchinnikovs, da Letônia, e o tailandês Watcharin Jampawong, respectivamente.

Na categoria até 90 kg, Tiago Camilo encara o marroquino Mohamed Elassri, enquanto Hugo Pessanha fará sua eliminatória diante do letão Aigars Milenbergs. Entre as mulheres, Maria Portela estreia na categoria até 70 kg contra a sul-coreana Ye-Sul Hwang.


Leia mais sobre: Mayra Aguiar Mundial de Judô prata Olimpíadas

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


EFE

Mayra Aguiar derrota cubana no Mundial de Judô

Mayra Aguiar
Finalistas dos Jogos Olímpicos de Pequim não foram páreos para revelação brasileira

Topo
Contador de notícias