iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

12/07 - 12:18

Brasil e África do Sul planejam intercâmbio entre rugby e futebol

Acordo foi assinado na semana passada, durante a visita do presidente Lula ao sul-africano Jacob Zuma

Gazeta Esportiva

O governo brasileiro e as autoridades sul-africanas estão muito perto de assinar um acordo que prevê intercâmbio entre o rugby e o futebol. Profissionais da África do Sul, país com grande tradição no rugby, vão trazer o conhecimento do esporte para os brasileiros.

Em contrapartida, profissionais do futebol brasileiro irão para a África do Sul para ajudar a desenvolver o esporte no país, que foi o primeiro anfitrião eliminado na fase inicial da Copa do Mundo.

O acordo deveria ter sido assinado semana passada, aproveitando a visita do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva à Jacob Zuma, presidente sul-africano. As negociações, porém, não foram concluídas a tempo e o acordo será concretizado nos próximos meses.

"A África do Sul tem clubes e seleções de altíssimo nível, com um rugby muito físico e tecnicamente perfeito, motivo pelo qual estão entre as cinco melhores equipes do mundo. Ter os sul-africanos auxiliando o rugby brasileiro pode ser comparado ao Brasil auxiliando o futebol sul-africano. A importância desse acordo não pode ser mensurada e, certamente, os resultados serão fantásticos", afirmou Sami Arap, presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Além da ajuda dentro do campo, o rugby nacional aproveitará para melhorar a estrutura do esporte, principalmente na organização de eventos. Em 2016, o Brasil será sede dos Jogos Olímpicos e o rugby fará sua estreia. A popularização é um dos objetivos dos dirigentes da CBRu.

"Pretendemos usar a experiência sul-africana para popularizar o esporte no Brasil. Tentaremos disponibilizar seus técnicos e árbitros para as Federações Estaduais. E, por fim, buscaremos confirmar uma quantidade de jogos internacionais para que nossas seleções atuem com maior freqüência", finalizou Sami.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias