iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

14/04 - 19:09

De volta às Olimpíadas, rúgbi feminino receberá apoio do COB

Comitê Olímpico Brasileiro aprovou projeto que canalizará recursos de aproximadamente R$ 300 mil já em 2010 para a CBRu

Gazeta Esportiva

Depois de decretada a volta do rúgbi ao programa olímpico, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) aprovou um projeto que canalizará recursos de aproximadamente R$ 300 mil já em 2010 para a CBRu (Confederação Brasileiro de Rugby). O intuito é oferecer um suporte maior à seleção feminina de Rugby Sevens (disputada por sete atletas).

Segundo as estimativas, cerca de 25 atletas serão beneficiadas pelas ajudas de custo - as meninas verde-amarelas são as atuais hexacampeãs sul-americana e foram as décimas colocadas no Campeonato Mundial do ano passado, em Dubai. Outra prioridade será a contratação de um consultor técnico estrangeiro

Para o presidente da entidade do esporte Sami Arap Sobrinho, essa contribuição do COB será útil para a concretização do rúgbi no Brasil, pois viabilizará a criação de uma categoria de base. "Estamos certos que, com esse primeiro e importante apoio do COB, nossa seleção feminina gerará ótimos resultados frente às equipes de primeira linha mundial. Nossa meta a médio prazo é construir a renovação através da seleção juvenil e consolidar a seleção principal entre as Top 5 de Rugby Sevens. Para os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016, vamos trabalhar não somente pela classificação, mas especialmente para chegarmos entre as três seleções medalhistas, o que é uma meta realista", explicou.

Apesar de aprovado o retorno ao calendário olímpico, a modalidade, assim como o golfe, fará sua reestreia somente no Rio de Janeiro/2016. Assim, como não fazem parte do programa de Londres/2012, os esportes só seriam beneficiados pela Lei Agnelo/Piva após a competição londrina. Contudo, houve um adiantamento estratégico.

"Não podemos esperar até lá para dar suporte a estas modalidades, por isso abrimos a possibilidade para que elas nos apresentem projetos especiais anuais, que serão financiados com o Fundo de Reserva do COB", explicou o superintendente executivo do COB, Marcus Vinícius Freire.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias