iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

10/04 - 12:41

Judô brasileiro conquista oito medalhas no Pan-americano

Competição prossegue no domingo com as disputas por equipes

Gazeta Esportiva

Na última sexta-feira, primeiro dia de competições no Pan-americano de El Salvador, o Brasil, após levar dois bronzes com Mariana Silva e Suellen, faturou três medalhas de ouro com Flávio Canto (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg) e Mayra Aguiar (-78kg), e três pratas com Daniel Hernandes (+100kg), Leonardo Leite (-100kg) e Helena Romanelli (-70kg).

Neste sábado, entram no tatame em busca de mais pódios verde-amarelos Bruno Mendonça (-73kg), Josiane Falco (-57kg), Leandro Cunha (-66kg), Erika Miranda (-52kg), Felipe Kitadai (-60kg) e Sarah Menenzes (-48kg). A primeira colocação rende 180 pontos, a prata 108 e o bronze 72 no ranking mundial.

Um dos destaques da delegação tupiniquim foi Mayra Aguiar, que teve que desbancar, na decisão, a vice-campeã olímpica Yallenis Castilho, de Cuba. O triunfo se concretizou depois da caribenha tentar um golpe abaixo da linha da cintura diretamente com as mãos, o que lhe conferiu a eliminação em apenas seis segundos de luta. Outro que não deu chances a um atleta oriundo do país de Fidel Castro foi Flávio Ducanto. O atleta vence Osmay Cruz por yuko e conquistou sua sétima medalha dourada da carreira no torneio.

Mesmo tendo operado o joelho esquerdo há dois meses, o peso pesado Daniel Hernandes ficou com a medalha de prata. Na decisão, Daniel foi superado por ippon pelo medalhista olímpico de Cuba Oscar Braison. No meio-pesado, Leonardo Leite encarou na final um dos principais judocas da atualidade em Cuba, Oreidis Despaigne. O brasileiro perdeu para o atual campeão pan-americano no golden score, após ser eliminado por movimento ilegal. Novata na seleção, Helena Romanelli acabou sofrendo dois yukos, na final contra a canadense Kelita Zupanicic, e também ficou com a segunda colocação.

A competição prossegue no domingo com as disputas por equipes. Além do Brasil, estão inscritos no Pan de El Salvador: Antilhas Holandesas, Argentina, Bahamas, Barbados, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, EUA, Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, Guyana, México, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.


Leia mais sobre: Pan-americano de El Salvador Seleção brasileira de Judô

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias