iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

19/03 - 16:39

Equipe paraolímpica de judô viaja para Turquia neste domingo

São 13 atletas, entre eles quatro medalhistas paraolímpicos, e uma aposta forte nas mulheres para o Mundial

Gazeta Esportiva

Depois de quase 40 dias de treinos específicos visando à competição, a seleção brasileira paraolímpica de judô embarca neste domingo para Turquia, onde disputará o Campeonato Mundial de 25 a 28 de março. A equipe viaja com 13 atletas, entre eles quatro medalhistas paraolímpicos, e uma aposta forte nas mulheres.

Os destaques da Karla Ferreira (prata em Atenas e Pequim), Daniele Bernardes Silva (bronze em Atenas e Pequim) e Deanne Silva de Almeida (prata em Pequim). No masculino, o grande nome é Antônio Tenório, tetracampeão paraolímpico e único do grupo a já ter conquistado um título em Mundiais Paraolímpicos de Judô, em 2006.

A competição já conta pontos para o ranking que definirá os participantes das Paraolimpíadas de Londres. Além do Mundial, os judocas terão ainda os Jogos ParaPanamericanos e os Jogos Mundiais da IBSA, ambos em 2011, para somar pontos.

Pela primeira vez foi possível aos atletas realizar períodos mais longos de treinamento, o que aumentou a confiança da comissão técnica para a competição. A equipe esteve reunida por 20 dias em janeiro e por mais 15 dias recentemente, sempre em São Paulo, e treinando junto com atletas do Projeto Futuro e até da Seleção Brasileira convencional. Antes, os treinos eram quase sempre em períodos curtos, de apenas uma semana.

"Foi possível fazer um trabalho muito melhor, com tempo para recuperar os atletas e acredito que vamos chegar muito fortes. No feminino, temos chances de brigar por medalhas em todas as categorias. Nunca chegamos tão bem preparados a uma competição", garante Jaime Bragança, coordenador técnico da equipe.

Além das medalhistas paraolímpicas, a equipe feminina conta com Andréa Matos Canteiro, Lúcia da Silva Teixeira e a caçula Victoria Santos de Almeida e Silva, que completou 17 anos em fevereiro e encara sua primeira grande competição adulta.

"É um grande desafio. Vou para buscar medalha, mas sei que pontuar bem para a luta pela vaga olímpica já será muito bom", disse Victoria, prata nos Jogos Mundiais juvenil para deficientes Visuais e do ParaPan juvenil, ambos no ano passado.

A oportunidade de treinar por períodos mais longos foi comemorada por Antônio Tenório. "Foi uma ótima oportunidade principalmente para os mais jovens, que puderam conviver e tiveram a oportunidade de treinar também com os atletas do Projeto Futuro", afirmou Tenório.

Alexandre Ferreira concordou com o astro da equipe masculina. "Antes eu terminava a semana de treinos quebrado, não conseguia fazer mais nada, não tínhamos volume. Agora, tivemos tempo de nos recuperar e fazer um trabalho muito mais qualificado", disse Ferreira.

Confira a lista dos atletas convocados:

Alexandre Magno Ferreira da Silva (Natal/RN - PESADO)
Andréia Matos Canteiro (Campo Grande/MS - MEIO LEVE)
Antônio Tenório da Silva (São José do Rio Preto/SP - MEIO PESADO)
Daniele Bernardes da Silva (São Paulo/SP - MEIO MÉDIO)
Deanne Silva de Almeida (Belo Horizonte/MG - PESADO)
Dênis Aparecido Rosa (São Paulo/SP - MEIO MÉDIO)
Halyson Oliveira Botô (Natal/RN - MEIO LEVE)
Karla Ferreira Cardoso (Rio de Janeiro/RJ - LIGEIRO)
Lucia da Silva Teixeira (São Paulo/SP - LEVE)
Magno Marques Gomes (Mogi das Cruzes/SP - LEVE)
Roberto Julian Santos da Silva (Rio de Janeiro/RJ - MÉDIO)
Rogério Campos dos Santos (Mogi das Cruzes/SP - LIGEIRO)
Victória Santos de Almeida e Silva (Campo Grande/MS - MÉDIO)
 
Jaime Roberto Bragança (São Paulo/SP - COORDENADOR DE MODALIDADE)
Alexandre de Almeida Garcia (São Paulo/SP - TÉCNICO)
Tibério Marimbondo do Nascimento (Natal/RN - AUXILIAR TÉCNICO)


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias