iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

14/02 - 15:15

Em dia com três medalhas, Brasil é ouro com Mayra Aguiar

A judoca foi a melhor em Budapeste na categoria até 78 kg;  Luciano Corrêa e Walter Santos também subiram ao pódio

Gazeta Esportiva

O Brasil conquistou três medalhas nas etapas da Copa do Mundo disputadas na Europa neste domingo. Em Budapeste, na Hungria, Mayra Aguiar (-78kg) subiu no lugar mais alto do pódio. Entre os homens, que lutam em Viena, capital austríaca, Luciano Corrêa (-100kg) e Walter Santos (+100kg) ficaram com a prata.

Assim, Mayra soma 100 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ), enquanto Luciano e Walter acumulam 60 pontos. Impulsionado pelas medalhas, o Brasil foi superado apenas pelo Japão entre 32 equipes em Budapeste e terminou no quarto posto em Viena com 35 nações inscritas.

Na Hungria, Mayra fez cinco lutas. A brasileira venceu a colombiana Anny Cortez (ippon), a canadense Catherine Roberge (ippon), a japonesa Ruika Sato (wazari) e a húngara Abigel Joo (ippon) antes da final. Na decisão, bateu a japonesa Tomomi Okamura com um novo ippon.

Aos 18 anos, a judoca brasileira conquista sua segunda medalha em Copas do Mundo disputadas na Europa. Em 2008, nos torneios que antecederam os Jogos Olímpicos de Pequim, Mayra Aguiar foi a única atleta da delegação a subir no lugar mais alto do pódio.

"A Mayra não deu chances para a japonesa na final e teve atitude desde o primeiro segundo. Ela é extremamente competidora e luta muito concentrada, com traquilidade e equilíbrio. Isto faz toda a diferença. A atuação dela nesta Copa do Mundo foi impecável", disse a técnica Rosicléia Campos.

Campeão mundial em 2007 e um dos atletas mais regulares da seleção, Luciano Corrêa venceu o japonês Daisuke Kobayashi (yuko), o italiano Gianluca Giaccaglia (ippon) e os franceses Maxime Clement (wazari) e Christophe Humbert (ippon). Na decisão, acabou superado por ippon pelo japonês Kaihan Takagi.

"Acredito que ainda há muito que melhorar tecnicamente e uma boa participação, como a de hoje, me motiva ainda mais para correr atrás dos meus objetivos para este ano. Quero estar entre os melhores do mundo mais uma vez", declarou Luciano Correa.

Walter Santos, por sua vez, venceu o romeno Vladut George Simionescu (ippon), o tcheco Libor Uhlik (ippon) e os japoneses Masaru Momose (wazari) e Kazuhiko Takahashi (ippon). O peso pesado brasileiro perdeu apenas na final diante do também japonês Hiroki Tachiyama, por wazari.


Leia mais sobre: Mayra Aguiar judô

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Divulgação

us judo podio budapeste

Mayra no pódio
Atuação da brasileira foi considerada impecável pela técnica da judoca, Rosicléia Campos

Topo
Contador de notícias