iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

05/02 - 20:03

Judô brasileiro inicia temporada mundial neste sábado
Para o Grand Slam de Paris, o país contará com 17 atletas, oito mulheres e nove homens

Gazeta Esportiva

Neste sábado, a seleção brasileira de judô fará sua estreia no primeiro Grand Slam do ano, em Paris. Para a competição, o país contará com 17 atletas, oito mulheres e nove homens.

Sarah Menezes, eleita melhor atleta olímpica de 2009 pelo Comitê Olímpico Brasileiro, volta a pisar no tatame depois de ficar de fora do Masters da Coréia, em janeiro, por conta de uma lesão no joelho.

"A expectativa para Paris é ótima. Treinei muito para chegar aqui 100% e me sinto preparada para competir com qualquer atleta na chave", afirmou Sarah, de 19 anos, quinta colocada do torneio no ano passado.

Daniela Polzin, adversária de Sarah no peso ligeiro (48 kg), receberá tratamento igual da Confederação Brasileira já que para as Olimpíadas de Londres, em 2012, as vagas serão preenchidas pelos desempenhos dos atletas, mediante pontuação no ranking, e não mais por países. O período de classificação para Londres vai de maio de 2010 a abril de 2012.

"Será a última chance antes de começar efetivamente o 'ranqueamento' para Londres". Quero alcançar o maior número de pontos possível para começar a classificação olímpica como cabeça de chave," afirmou Daniela.

Rosicleia Campos, técnica da equipe feminina, destacou a competição como o primeiro desafio da temporada, onde as atletas terão o primeiro contato com as mudanças das regras, como a proibição de golpes abaixo da linha da faixa.

"A expectativa é de uma competição muito forte com os principais países e atletas presentes. Começar bem em Paris seria bom para ganhar ânimo e fôlego para as próximas competições. Queremos também estar bem diante das mudanças de regras. Todos os atletas ainda têm dúvidas em relação às regras de pegada e contra golpe", concluiu a treinadora.

A competição em Paris distribuirá US$ 150 mil em prêmios, além de pontos no ranking mundial (300 para o primeiro, 180 para o segundo, 120 para o terceiro, indo até o sétimo lugar). São esperados mais de 400 atletas de cerca de 50 países representando os cinco continentes.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias