iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

20/12 - 17:32

Phelps encerra ano de "erros" e já pensa em Londres-2012
No mês passado, nadador teve participação ruim em duas etapas da Copa do Mundo em piscina curta, nas quais não venceu e só subiu ao pódio duas vezes

 

Gazeta Esportiva

Qualquer atleta que está fechando um ano no qual conquistou cinco medalhas de ouro e uma de prata no Campeonato Mundial de natação deveria estar satisfeito, mas não se este for Michael Phelps. Neste sábado, o norte-americano encerrou uma temporada cheia de "erros dentro e fora das piscinas" e já começou a pensar não na próxima, mas nas de 2011 e 2012.

Nos últimos 12 meses, ao mesmo tempo em que brilhou com conquistas mesmo longe da melhor forma no Mundial de Roma, Phelps colecionou derrotas na vida pessoal e na profissional. Em fevereiro, foi flagrado fumando maconha em uma festa, suspenso das atividades por três meses e chegou até a pensar em antecipar a aposentadoria. Não o fez e deu a volta por cima na competição italiana, mas no mês passado teve participação ruim em duas etapas da Copa do Mundo em piscina curta, nas quais não venceu e só subiu ao pódio duas vezes.

No último fim de semana, o atleta voltou a se destacar e mesmo utilizando uma bermuda, já respeitando o regulamento que banirá os supermaiôs da natação, ajudou os Estados Unidos a ganharem um duelo contra um selecionado da Europa e bateu recordes mundiais nos revezamentos 4x100 metros medley e livre. Ao final, elaborou uma avaliação de seu movimentado ano.

"Sou o primeiro a admitir que cometi muitos erros e me equivoquei em 2009. Ao menos não repeti o erro e também ajudei muita gente a não falhar do mesmo modo que fiz", ponderou. No desafio realizado em Manchester, o norte-americano acabou batido em uma prova na qual é especialista, os 200 metros borboleta, pelo britânico Michael Rock, no entanto negou preocupações. "Ele estava mais preparado e não tenho que pensar mais nisso. Já passou".

Sobre o futuro, Phelps já havia adiantado que seu foco estará em uma competição durante a próxima temporada, o Pan-Pacífico. Contudo, ele pensa mesmo em longo prazo, já visando ao Mundial de 2011 e as Olimpíadas do ano seguinte. "Prefiro perder agora que quando realmente valer. O dia mais importante cuja chegada estou desejando é o do Campeonato do Mundo e o dos Jogos de Londres. Em 2012 terei um grande desafio. Se conseguir minhas metas, poderei me aposentar já que fiz tudo o que queria: história neste esporte".


Leia mais sobre: Campeonato Mundial de natação Michael Phelps

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias