iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

01/12 - 15:24

Votação de melhores do ano começa nesta quarta-feira

Cielo, Diego Hypolito, Torben Grael, Poliana Okimoto, Sarah Menezes e Natália Falavigna brigam pelos títulos

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - A eleição popular para a escolha do melhor atleta de 2009 começa nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro. Na categoria masculina, o nadador César Cielo, o ginasta Diego Hypolito e o velejador Torben Grael disputam o prêmio. No feminino, a nadadora Poliana Okimoto, a judoca Sarah Menezes e a lutadora Natália Falavigna, do taekwondo, concorrem ao título.

O tema da cerimônia neste ano será a conquista da cidade do Rio de Janeiro do direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, no último mês de outubro. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, agradeceu o suporte demonstrado pelas pessoas durante a eleição.

"O apoio do povo brasileiro à realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e a vibração dos cariocas no momento da conquista da sede olímpica foram emocionantes. Agora chegou a hora de o público escolher os atletas que mais se destacaram nesse ano fantástico para o esporte brasileiro", afirmou Nuzman.

A votação será feita pelo site www.premiobrasilolimpico.com.br, e o período de escolha irá durar até o dia 21 de dezembro, data da festa que acontecerá no Maracanãzinho. Um colégio eleitoral formado por jornalistas, atletas, ex-atletas, dirigentes e personalidades do esporte enviou uma lista com três nomes das 42 modalidades que serão premiadas, tal como o melhor atleta do ano nos naipes masculino e feminino.

A novidade fica por conta da premiação de melhores técnicos, melhor atleta paraolímpico, melhor atleta das olimpíadas escolares e das olimpíadas universitárias. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também será destaque, recebendo o troféu Personalidade Olímpica 2009, pelo empenho na luta pela conquista do direito de sediar a Olimpíada de 2016.

Os últimos vencedores do prêmio, que chega à sua 11ª edição em 2009, foram a saltadora Maurren Maggi e o nadador César Cielo, que concorre ao bi.

Confira lista completa dos vencedores do Prêmio Brasil Olímpico:

1999 - Maurren Maggi (atletismo) e Gustavo Kuerten (tênis)
2000 - Leila Barros (vôlei) e Gustavo Kuerten (tênis)
2001 - Daniele Hypólito (ginástica artística) e Robert Scheidt (vela)
2002 - Daniele Hypólito (ginástica artística) e Nalbert (vôlei)
2003 - Daiane dos Santos (ginástica artística) e Fernando Meligeni (tênis)
2004 - Daiane dos Santos (ginástica artística) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo)
2005 - Natália Falavigna (taekwondo) e João Derly (judô)
2006 - Laís Souza (ginástica artística) e Giba (vôlei)
2007 - Jade Barbosa (ginástica artística) e Thiago Pereira (natação)

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias