iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

22/10 - 13:24

"Manual do Pequeno Atleta" é lançado no Rio de Janeiro
Entre algumas das curiosidades do livro, estão o fato do nadador Cesar Cielo ter começado no esporte por meio do judô

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - Foi lançado na noite da última quarta-feira um livro infanto-juvenil que revela algumas curiosidades de grandes esportistas quando jovens, no momento em que estavam começando sua trajetória no esporte. O "Manual do Pequeno Atleta", que foi escrito pela jornalista Rosane Araújo com colaboração de Silvia Marta Vieira e as ilustrações de Axel Sande, leva o selo COB Cultural.

A obra retrata 18 atletas brasileiros: César Cielo, Zico, Oscar, Guga, Gustavo Borges, Diego Hypólito, Flávio Canto, Maurren Maggi, Claudinei Quirino, Janeth, Fernando Meligeni, Luisa Parente, Emanuel, Tande, Paula Pequeno, Bruno Souza, Meg e Natália Falavigna.

"A idéia do 'Manual do Pequeno Atleta' surgiu há oito anos. No começo eram apenas seis atletas entrevistados, mas o projeto cresceu. Esta é a primeira publicação esportiva de forma biográfica feita para crianças. O livro procura mostrar a riqueza das histórias desses atletas, com todas as dificuldades que eles passaram quando crianças", comentou Rosane.

"Essas experiências demonstram que eles eram pessoas comuns na juventude e servem de inspiração para a formação de novos atletas. São lições não só para a prática esportiva, mas também para uma vida saudável", completou a autora da obra.

Entre algumas das curiosidades do livro, estão o fato do nadador Cesar Cielo ter começado no esporte por meio do judô, do ginasta Diego Hypólito ter 15 graus de hipermetropia e astigmatismo e ter usado 'óculos fundo de garrafa' e do ex-jogador de vôlei Tande literalmente dormir com a bola. O conteúdo também traz dicas de exercícios, truques e como levar uma vida mais saudável através da prática de esportes e uma boa alimentação.

Segundo a diretora cultural do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Christiane Paquelet, a obra tem leitura atraente para os jovens. "O interessante no Manual do Pequeno Atleta é que as crianças veem que todos os atletas retratados no livros têm semelhanças com eles. Isso os incentiva a iniciar na prática esportiva", comemorou.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias