iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

08/10 - 13:50

Prefeitura do Rio lança portal para divulgar despesas com Jogos

"O objetivo é prestar contas de tudo o que é responsabilidade do município dentro do projeto olímpico", diz comunicado

Redação iG Esporte e EFE

RIO DE JANEIRO - A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou hoje o portal "Transparência Olímpica", pelo qual deverá divulgar na internet todas as despesas e o cronograma de obras para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

"O objetivo é prestar contas de tudo o que é responsabilidade do município dentro do projeto olímpico", diz um comunicado da Prefeitura divulgado nesta quinta-feira.

De acordo com a Prefeitura, quem acessar o portal poderá fiscalizar os investimentos e se informar sobre o passo a passo de cada obra, desde seu orçamento e localização, até o início dos trabalhos, os custos e o estado de execução.

pre
Imagem do portal criado pela Prefeitura


O portal também publicará o relatório da candidatura que o Rio de Janeiro apresentou ao Comitê Olímpico Internacional (COI), com todos os compromissos assumidos. As informações serão atualizadas em tempo real até a conclusão de todos os projetos, segundo o comunicado.

A página na internet também oferecerá um espaço para que os internautas enviem sugestões, reivindicações e denúncias de irregularidades sem que seja necessário se identificar. O endereço é www.transparenciaolimpica.com.br.

Com a possibilidade de fiscalização por parte dos cidadãos, a administração municipal diz querer evitar os problemas que surgiram com as obras para os Jogos Pan-americanos de 2007, cujas contas ainda estão sendo analisadas na Justiça.

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) constatou indícios de irregularidades em alguns dos contratos assinados pela Prefeitura e pelo Ministério dos Esportes. Apesar do orçamento inicial para o Pan ter sido de cerca de R$ 400 milhões de reais, o evento custou quase nove vezes mais. 


Leia mais sobre: Rio de Janeiro Jogos de 2016

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Divulgação

Prefeito Eduardo Paes em anúncio

Anúncio no Rio
Prefeito Eduardo Paes fala durante divulgação do portal Transparência Olímpica

Topo
Contador de notícias