iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

02/09 - 18:56

Ministro do Esporte comemora avaliação do COI

"Eu quero transmitir ao povo brasileiro a nossa confiança de que podemos sim realizar o sonho olímpico no Brasil", destacou Silva

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - Ministro do Esporte, Orlando Silva acredita que o relatório da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre a candidatura Rio-2016 é uma prova de que o país tem capacidade para receber os Jogos Olímpicos. No documento, a cidade carioca recebeu elogios dos dirigentes da entidade.

"A consistência do projeto ficou demonstrada pelo relatório do COI", comemorou Orlando Silva. "Eu quero transmitir ao povo brasileiro a nossa confiança de que podemos sim realizar o sonho olímpico no Brasil", destacou.

De acordo com o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou satisfeito com a aprovação do projeto brasileiro. "Lula acredita que o relatório do COI mostra a confiança do mundo no Brasil, pois reconhece que o país é destino seguro para investimentos e para a realização dos Jogos", afirmou.

Na avaliação de Silva, entre os itens fortes da candidatura do Rio de Janeiro estão as garantias oferecidas pelos três níveis de governo. "Garantias sólidas e consistentes que foram muito bem recebidas", comentou.

Outros pontos fortes apontados pelo ministro são: o quadro macroeconômico favorável do país e o detalhamento de um orçamento sustentável. Além disso, ele avalia que o COI compreendeu e aprovou o conceito da candidatura do Rio de Janeiro de ter o esporte como instrumento de inclusão social.

O relatório publicado pelo COI é uma análise técnica de 17 temas detalhados nos dossiês de cada cidade candidata. Porém, não significa qualquer tipo de vantagem na eleição da sede da Olimpíada de 2016, cujo anúncio acontece em 2 de outubro. O Rio de Janeiro concorre com Madri (Espanha), Chicago (EUA) e Tóquio (Japão).


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias