iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

29/08 - 08:17

Principal esperança brasileira, Camilo perde na primeira luta

Atleta, duas vezes medalhista olimpico, foi eliminado da competição com menos de dois minutos de luta

Redação iG Esporte e Gazeta Esportiva

ROTERDÃ (Holanda) - Dono de duas medalhas olímpicas, Tiago Camilo decepcionou no Mundial de Judô disputado na Holanda. Na manhã deste sábado, a principal esperança de medalha brasileira em Roterdã foi eliminada em apenas 1min58s pelo sul-coreano Kyu-Won Lee.

Em Sidney-2000, Camilo foi prata na categoria leve (-73kg). Nos Jogos de Pequim, ganhou o bronze na categoria meio-médio (-81kg). No começo deste ano, ele decidiu mudar de peso pela terceira vez na carreira e lutou na Holanda entre os médios (-90kg).

Com a meta de ganhar uma medalha olímpica em três categorias diferentes, Camilo subiu ao pódio três vezes entre os médios. Ele ganhou a medalha de bronze nas etapas de Moscou e do Rio de Janeiro do Grand Slam e ficou com o ouro na fase disputada em Belo Horizonte.

Na edição anterior do Mundial, realizada no Rio de Janeiro em 2007, Camilo venceu todas as lutas por ippon entre os meio-médios, foi campeão e acabou eleito o melhor do torneio. Desta forma, mesmo com a mudança de peso chegou como um dos favoritos na Holanda. No entanto, acabou eliminado por ippon logo na estreia.

Aos 21 anos, Maria Portela fez sua estreia em Mundiais também na manhã deste sábado. Prata na Copa do Mundo de Belo Horizonte e no Pan-Americano desta temporada, ela lutou na categoria médio (-70kg). Em 2007, Mayra Aguiar defendeu o Brasil neste peso, mas lesionou o joelho e está afastada.

Na estreia, a judoca brasileira venceu a norte-coreana Jong Hui Hyon por um yuko, consequência de uma punição. Na segunda luta, a aluna do medalhista olímpico Henrique Guimarães se despediu do Mundial da Holanda com derrota diante eslovena Rasa Sraka por um waza-ari e um yuko contra um yuko.

Camilo foi o terceiro brasileiro a fazer apenas uma luta na Holanda. Antes dele, o ligeiro Denílson Lorenço (-60kg), derrotado pelo ucraniano Georgii Zantraia, futuro campeão mundial, e a meio médio Danielli Yuri (-63kg), superada pela russa Veral Koval, também caíram na estreia.

Até o momento, a ligeiro Sarah Menezes (-48kg) e a leve Rafaela Silva (-57kg), que ficaram no quinto lugar, conquistaram os melhores resultados da seleção brasileira. O meio-pesado Luciano Corrêa (-100kg), o pesado Daniel Hernandes (+100kg) e a pesada Rochelle Nunes (+78kg) são as esperanças para a primeira medalha em Roterdã.


Leia mais sobre: Tiago Camilo Kyu-Won Lee Judô

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias