iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

24/08 - 18:11

Federação Internacional de Judô altera duas regras

Mudanças alteram o comportamento das pernas entre os adversários

Gazeta Esportiva

ROTERDÃ (Holanda) - A Federação Internacional de Judô, FIJ, se reuniu no último final de semana em Roterdã (Holanda) e aprovou duas alterações nas regras da competição, que serão testadas no Mundial Júnior de Atenas (Grécia), que será realizado em outubro.

As mudanças alteram o comportamento das pernas entre os adversários. A comissão de arbitragem da FIJ proibiu qualquer ataque efetuado com a mão abaixo da linha da faixa, mais precisamente, na perna. Já no ataque perna-perna segue permitido. Na primeira tentativa de agarrar a perna do adversário, o atleta será advertido com um 'shido' e caso persista receberá um 'hansokumake' (eliminação da luta).

A outra mudança será uma redução na arbitragem: haverá apenas um juiz no lugar dos três na área da competição. O auxílio ao solitário regulador da disputa serão duas câmeras e quatro membros da comissão de arbitragem, que participarão das decisões difíceis.

A FIJ aproveitou o evento para enviar um pedido oficial para garantir o judô nos Jogos Olímpicos a partir de 2016. Segundo a proposta, as seleções seriam formados por apenas cinco lutadores, sendo oito países no feminino e oito no masculino, desde que estes tenham classificado o número de atletas (no mínimo) na competição individual.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias