iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

13/08 - 10:42

COI confirma tendência e apoia golfe e rúgbi para Jogos de 2016
Além dos dois escolhidos mais cinco esportes tentavam o ingresso nas Olimpíadas - squash, karatê, patins, beisebol e softbol

Gazeta Esportiva

LONDRES (Inglaterra) - Favoritos para assumirem as vagas deixadas por beisebol e softbol no programa dos Jogos Olímpicos, o golfe e o rúgbi deram um importante passo para voltarem à competição nesta quinta-feira. Após uma reunião em Berlim, a cúpula do COI (Comitê Olímpico Internacional) selecionou as duas modalidades, que agora esperam por uma ratificação em outubro para cumprirem o objetivo visando a 2016.

Nesta quinta, além dos dois escolhidos mais cinco esportes tentavam o ingresso nas Olimpíadas (squash, karatê, patins, beisebol e softbol, sendo que os dois últimos procuravam retornar após serem excluídos de Londres-2012). Ao final, o golfe, apoiado publicamente durante a semana por Tiger Woods, e o rúgbi, que conta com o apoio do presidente do COI Jaques Rogge, ex-praticante da modalidade, levaram a melhor.

Agora, eles dependem de uma nova votação, a ser realizada em 2 de outubro em Copenhague com todos os 106 membros da entidade, para figurarem oficialmente nas Olimpíadas - a reunião nessa data, aliás, servirá também para saber quem entre Rio de Janeiro, Chicago, Tóquio e Madri será a sede do evento.

Até aqui, o golfe só marcou presença nos Jogos em 1900 e 1904 e, segundo Rogge, conseguirá atrair os melhores atletas do planeta caso sua inserção na competição seja confirmada. "Pergunte a Rafael Nadal e a Roger Federer, aos jogadores da NHL e da NBA. Todos querem disputar, e não estamos preocupados quanto a isso", afirmou.

O rúgbi, por sua vez, só participou das Olimpíadas em 1924. Para daqui a sete anos, a proposta é que homens e mulheres compitam em times formado por sete atletas, ao contrário dos tradicionais 15 que constam no regulamento do Campeonato Mundial.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias