iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

09/08 - 16:49

Medalhista olímpico questiona técnico e CBAt pede explicações

Edson Luciano declarou que o técnico Jayme Netto teria lhe oferecido doping em 1998; entidade quer saber porque velocista não denunciou o fato para a Confederação

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Vice-campeão olímpico com o revezamento 4x100m em Sidney-2000, Edson Luciano terá que dar explicações à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A entidade questiona as declarações dadas pelo ex-atleta na edição deste sábado do jornal O Estado de São Paulo .

Luciano insinuou que o treinador Jayme Netto teria lhe oferecido doping em 1998. Durante a semana, Netto viu estourar ume escândalo no qual cinco atletas brasileiros foram pegos usando substâncias ilegais. Questionado sobre o assunto, ele assumiu a culpa e abandonou a carreira.

"Pelo meu biótipo, o Jayme disse que eu poderia melhorar o meu desempenho se tomasse um medicamento que ele sugeriu. Eu não sabia o que era, não sabia o que ele estava falando", comentou Luciano. Pela versão do próprio treinador, os competidores achavam que estavam tomando aminoácidos enquanto, na verdade, estavam se dopando.

Luciano e Jayme, porém, não se dão bem, com o ex-atleta até movendo uma ação trabalhista contra o treinador. A melhor marca de Edson na carreira é 10s14. "Por eu ser forte e pelo meu tamanho, o Jayme achava que, se eu tomasse a substância, poderia correr até abaixo desse tempo, 10s e até 9s98", afirmou, garantindo que não fez nada de errado. "Preferi ficar com a minha marca. Eu tinha medo", justificou.

A CBAt, porém, promete tomar ações enérgicas contra Luciano, caso julgue necessário. "Caso fique comprovado que o ex-atleta tinha conhecimento de suposto emprego de substância proibida pelo treinador e não comunicou esse fato, ele será imediatamente suspenso do Programa Heróis Olímpicos da CBAt e a Confederação, de pronto, iniciará procedimentos para apurar essa denúncia", afirmou a entidade, por meio de nota oficial.


Leia mais sobre: Edson Luciano Confederação Brasileira de Atletismo

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias