iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

25/06/2009 - 18:43

Rio recebe medalhistas olímpicos e mundiais de judô

210 atletas de 25 países participarão do Grand Slam do Rio de Janeiro nos dias 4 e 5 de julho

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - O Grand Slam do Rio de Janeiro, que será disputado no Marcanãzinho nos dias 4 e 5 de julho, terá a participação de 25 países e 210 atletas. Entre eles, estarão pelo menos 16 medalhistas olímpicos e 18 mundiais, caso dos brasileiros Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Flávio Canto, Ketleyn Quadros, João Derly, Luciano Corrêa e João Gabriel Schlitter.

O Grand Slam do Rio de Janeiro é a terceira etapa do evento, que faz parte do novo circuito mundial da Federação Internacional de Judô. A competição vale pontos no ranking mundial. Atualmente, o brasileiro mais bem colocado na lista é Luciano Corrêa, quarto colocado no meio-pesado. O evento será uma premiere do Campeonato Mundial da Holanda, em agosto.

"Ter tantos lutadores de destaque no Grand Slam do Rio mostra o prestígio do judô brasileiro. O fato de o país receber um evento deste porte é uma vantagem para todos nós, pois poderemos contar com o fator torcida para tentar resultados ainda melhores", afirma o campeão mundial Luciano Correa.

Para o judoca, ser o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial é algo a ser encarado com naturalidade. "Dou um passo de cada vez. No momento, o importante é ir bem tanto no Grand Slam do Rio como na Copa do Mundo de Belo Horizonte, já que estes eventos servirão de critério para a vaga no Mundial da Holanda. Eu gosto de lutar ao lado da torcida brasileira e sei que a disputa no meio pesado é sempre forte. Acredito que atualmente 40 judocas de todo o mundo tenham condições de medalhar em qualquer tipo de competição", afirma.

Entre os medalhistas olímpicos inscritos no Grand Slam estão o austríaco Ludwig Paischer, prata em Pequim 2008, bronze no Mundial 2007, prata no Mundial do Cairo 2005; o belga Ilse Heylen, bronze em Atenas 2004; os franceses terão em seu time sete destaques, entre eles Lucie Decosse, campeã mundial 2005 e prata em Pequim 2008 e Frederique Jossinet, prata em Atenas 2004 e no Mundial 2005.

Do Japão serão 19 judocas, entre os quais o peso pesado Yasuyuki Muneta, bicampeão mundial 2005 e 2007, é o destaque. O mongol Tsagaanbaatar Khashbaatar , bronze em Pequim 2008, é outro nome de peso confirmado, enquanto na delegação de oito israelenses, Ariel Zeevi, bronze em Atenas 2004, é o principal nome.

Os holandeses, estarão com quatro medalhistas olímpicos na competição: Henk Grol, Elisabeth Willerboordse, Edith Bosch e Deborah Gravenstijn. Alexander Mikhaylin, da Rússia, campeão mundial em 2005, também estará no Rio.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias