iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

23/03 - 20:01

Sem Tiago Camilo, seleção brasileira de judô viaja ao Pan-americano

Primeiro grande compromisso dos judocas de elite em 2009 acontece na Argentina, a partir do dia 26

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Um dos esportes mais vitoriosos no Brasil, o judô terá seu primeiro grande compromisso em 2009 logo neste mês de março. Nesta terça-feira, a seleção brasileira da modalidade embarca seus atletas para o Pan-americano da Argentina, que será iniciado em 26 de março em Buenos Aires. Diferentemente das últimas competições, a delegação embarca sem desfalques por lesão, mas não conta com Tiago Camilo, que mudou de categoria recentemente.

O evento na capital argentina marca o retorno de grandes nomes à equipe. Ausentes nas últimas competições, os medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro e Flávio Canto vestem o quimono titular e defendem as cores brasileiras. Além deles, o bicampeão mundial João Derly e a campeã Pan-americana Danielle Zangrando também voltam.

"É bom voltar a representar o Brasil, pois estava sentindo falta de competir. Foram três meses de treinos e acredito que o Pan-Americano será uma competição forte e importante para mim. Será um termômetro para toda a temporada, já que terei condições de saber como está o meu judô na prática", afirmou Leandro Guilheiro, que passou por três cirurgias (ombro esquerdo, joelho direito e coluna).

Em situação semelhante ao voltar de lesão após dez meses, a judoca Danielle Zangando exalta seu sentimento de retorna e o compara ao início de carreira. "2008 foi um ano muito difícil para mim. No fim do ano fui melhorando e senti que estava segura para voltar. Estou animada como uma faixa branca e recomeçando a minha carreira."

Nesta temporada, o Pan-americano acabou incorporado ao calendário de pontuação para o ranking mundial de judô. Com a alteração, a competição ganhou importância e visibilidade no cenário internacional. Em 2009, 21 nações estão inscritas para entrar no tatame.

Sobre a mudança, o experiente Flávio Canto opinou positivamente. "O Pan é um torneio importante e ficou ainda mais interessante agora que distribui pontos para o ranking mundial."

Confira todos os judocas brasileiros inscritos para o Pan:

Masculino

Felipe Kitadai (-60kg)
João Derly (-66kg)
Leandro Guilheiro (-73kg)
Flávio Canto (-81kg)
Eduardo Santos (-90kg)
Luciano Correa (-100kg)
João Gabriel Schlitter (+100kg)

Feminino

Sarah Menezes (-48kg)
Érika Miranda (-52kg)
Danielle Zangrando (-57kg)
Danielli Yuri (-63kg)
Maria Portela (-70kg)
Deborah Souza (-78kg)
Claudirene César (+78kg)


Leia mais sobre: judô Tiago Camilo

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias