iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

24/11 - 14:16

CBJ anuncia suspensão provisória para Victor Penalber
Judoca teve resultado positivo para a substância furosemida, um diurético proibido pela Agência Mundial Antidoping

 

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - Pego no exame antidoping durante o Mundial de Judô por equipes, o carioca Victor Penalber foi suspenso provisoriamente de competições nacionais e internacionais pela Confederação Brasileira da modalidade (CBJ). Atleta da categoria leve (até 73kg), Penalber teve resultado adverso para a substância furosemida, um diurético proibido que é pela Agência Mundial Antidoping porque pode mascarar o uso de outras substâncias que podem incrementar o desempenho.

Victor ainda será julgado a respeito do caso e, de acordo com a CBJ, pode pegar até dois anos de suspensão a contar a partir de 05 de outubro, data em que o Mundial por equipes foi realizado.

Desta forma, Victor deve perder a medalha de bronze conquistada no Mundial Júnior de judô em 25 de outubro. O Brasil, por sua vez, provavelmente não terá cassado o terceiro lugar no Mundial por equipes, no qual Penalber entrou no tatame.

A CBJ ainda garantiu que vem aplicando medidas para prevenir o doping entre seus atletas, como distribuição anual de uma cartilha com as substâncias dopantes e consultas e palestras com uma equipe multidisciplinar da entidade.

Em casos no qual o atleta não consegue manter o peso de uma categoria, a CBJ diz encaminhá-los a uma categoria superior e cita o caso de João Derly como exemplo, já que em 2004 o gaúcho passou da categoria ligeiro (até 60kg) para a meio-leve (até 66kg), na qual sagrou-se bicampeão mundial.

O mesmo Derly, entretanto, foi suspenso por seis meses em 2002 por ter tomado um diurético proibido na época em que lutava contra a balança. O atleta alega que usou a substância por desinformação.


Leia mais sobre: Victor Penalber Confederação Brasileira de Judô furosemida

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Divulgação

Victor Penalber

Até dois anos fora
Lutador ainda será julgado, mas deve perder medalha de bronze do Mundial Júnior

Topo
Contador de notícias