iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

12/09 - 20:50

Troféu Brasil testa novas regras para o judô

Acostumados a encarar a balança horas antes de entrar no tatame, os judocas terão o peso avaliado na véspera de cada luta

Agência Estado

SÃO PAULO - O Troféu Brasil de judô, que será realizado neste sábado e domingo, em Porto Alegre, marca o reinício da temporada nacional após a Olimpíada de Pequim. O torneio, que reunirá 376 judocas de 73 clubes, mostrará aos atletas duas novidades: a diminuição no tempo do combate e a transferência do dia da pesagem, mudanças que a Federação Internacional de Judô (FIJ) pretende introduzir no esporte.

Acostumados a encarar a balança horas antes de entrar no tatame, os judocas terão o peso avaliado na véspera de cada luta. E os duelos passarão de cinco para quatro minutos. Essas novas regras serão colocadas em discussão pela FIJ em um congresso no mês que vem, na Tailândia, durante o Campeonato Mundial júnior.

Ney Wilson, coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), explica que a diminuição do tempo de luta atende a pressão da mídia. "A FIJ pretende que os torneios sejam mais curtos, mais atraentes para cobertura da TV", explicou. "Um minuto parece pouco, mas se perde um quinto da luta. Precisaremos de novo planejamento e repensar os treinos".

O gaúcho João Derly, bicampeão mundial da categoria meio-leve, não é contrário às mudanças. Ele acredita que as novas regras devem ser facilmente aprovadas no congresso e que a diminuição no tempo de combate trará dinamismo ao judô. "A diferença será grande", avisou. "Mas é questão de adaptação. Antes, a parte aeróbica era importante. Agora, vamos teremos de treinar potência".

Outras propostas serão discutidas pela FIJ para mudar o esporte, como o fim do koka (a menor pontuação da luta) e um desestímulo às catadas de pernas, golpes muito utilizados por João Derly, mas considerados mais próximos da luta do que do judô tradicional.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias