Tamanho do texto

A agência antidoping americana teria comunicado o UFC sobre irregularidade

Cris Cyborg é a atual campeã do Invicta Fighting Championships
Reprodução
Cris Cyborg é a atual campeã do Invicta Fighting Championships

A brasileira Cris Cyborg pode ter caído em teste antidoping do UFC, que anunciou nesta quinta-feira (22) uma possível violação das políticas da entidade. A Usada (Agência Antidoping dos Estados Unidos) teria notificado o Ultimate por irregularidade verificada no dia 5 de dezembro, fora do período de competição.

Leia mais: Aldo acusa Holloway de 'fugir' e indica que pode disputar título nos leves

Ainda de acordo com o comunicado emitido pelo UFC em site oficial, antes de qualquer sansão, Cris Cyborg ainda terá o direito à revisão legal do processo, baseado em testes de coleta da amostra B. Além disso, não há informações detalhadas sobre qual a substância que teria reprovado a lutadora no teste.

Embora seja apenas uma notificação, a divulgação é praticamente uma confirmação positiva do doping. Desde que o método antidoping foi implantada pelo UFC em parceria com a Usada, nenhum atleta notificado já teve sua situação revertida.

Em 2012, Cyborg perdeu seu título de campeã do Strikeforce e sua licença na Comissão Atlética da Califórnia pelo uso de estanazolol, os esteróides anabolizantes.

Leia mais: Gabi Castrovinci fecha o excelente ano de 2016 com conquista de cinturão

Confira na íntegra o comunicado do UFC:

O UFC foi notificado formalmente nesta quinta-feira (22) pela Agência Anti-Doping dos Estados Unidos (USADA) sobre uma potencial violação da política Anti-Doping por parte da lutadora Cristiane “Cyborg” Justino decorrente de uma coleta de amostra fora das competições, em 5 de dezembro de 2016.
A USADA, administradora independente da Política Antidopagem do UFC, tratará da gestão de resultados e da adjudicação apropriada deste caso. É importante notar que, de acordo com a Política Antidopagem do UFC, há um processo de revisão legal e justo que é concedido a todos os atletas antes que quaisquer sanções sejam impostas.
Assim como em todos os casos de violações antidoping, informações adicionais ou declarações do UFC serão fornecidas no momento apropriado na medida que o processo avançar.

Leia mais: UFC divulga novo ranking e oficializa José Aldo como campeão linear dos penas

Atual campeã do Invicta FC, Cris Cyborg tem duas lutas e duas vitórias no UFC, sobre Leslie Smith e Lina Lansberg, que aconteceram em maio e setembro deste ano respectivamente.