Tamanho do texto

José Aldo faz luta principal contra Chad Mendes e Vitor Belfort encara 'gordinho' Anthony Johnson

O Brasil será palco do primeiro evento do UFC em 2012. Na noite deste sábado, José Aldo , campeão dos penas, defende o título da categoria pela quinta vez contra o invicto Chad Mendes. Não menos popular, o carioca Vitor Belfort fará o co-main event (segunda luta mais importante) contra o norte-americano Anthony Johnson.

Cigano e Ring Girls do UFC caem no samba da Mangueira

José Aldo defende neste sábado o cinturão dos peso penas do UFC Rio
Getty Images
José Aldo defende neste sábado o cinturão dos peso penas do UFC Rio
A segunda edição do UFC Rio começa às 22h30 na Arena HSBC, com as lutas do card preliminar transmitidas pelo canal Combate, por pay-per-view. Já o card principal começa 1h da manhã com transmissão na TV Globo a partir das 2h.

Infográfico: Veja como chegar e assistir ao UFC Rio no sábado

Maior torneio de MMA (artes marciais mistas) do mundo, o UFC volta ao Brasil com a promessa de fazer história. Em agosta de 2011, o Rio foi sede do UFC 134 . Desta vez, além de abrir o calendário esportivo na Cidade Maravilhosa, os promotores do evento voltam para desbravar de vez o mercado brasileiro no universo das lutas.

Além do UFC Rio, São Paulo receberá, pela primeira vez, o TUF (The Ultimate Fighting), entre março e junho. Isso sem falar que a final do reality show, na mesma noite da luta de Anderson Silva contra o vencedor de Chael Sonnen contra Mark Munoz, será em um estádio de futebol na capital paulista.

Até 2014, outros eventos acontecerão no Brasil, onde Dana White presidente do UFC, espera descobrir novos campeões.

Antes, porém, as atenções estarão voltadas para os combates desta noite. A defesa do cinturão de José Aldo é a luta mais importante. Rubro-negro, o atleta da Nova União quer responder no octógono as provocações de Mendes, que andou tirando foto com a camisa do Vasco.

“Ele pode fazer a provocação que quiser. Sei que vou entrar no ringue treinado, preparado e pronto para mais uma vitória”, disse Aldo.

Vitor Belfort e Anthony Johnson protagonizam a famosa encarada durante pesagem
Agência O Globo
Vitor Belfort e Anthony Johnson protagonizam a famosa encarada durante pesagem
Mas o público que for à Arena HSBC, na Barra da Tijuca, não vai tirar os olhos também do ‘gordinho’ Anthony Johnson. Na pesagem desta sexta-feira, o lutador norte-americano apareceu com cinco quilos acima do peso permitido para categoria médio – até 84 kg.

Johnson desistiu de perder peso e será punido com parte da bolsa. Vitor só aceitou o combate com a condição que o adversário não esteja acima do limite da próxima categoria antes do confronto. Ou seja, ele não poderá estar com nada além dos 93 kg da classe meio-pesado. Ele subirá na balança ao meio-dia novamente.

Outros dez brasileiros estarão no octógono nesta noite. Entre eles, Gabriel Napão e Ednaldo Lula. Em baixa, Napão enfrentará o estreante peso pesado, apontado como a grande promessa da categoria no Brasil. Outra luta aguardada é de Erick Silva contra Carlo Prater.

Silva vem de vitória fulminante sobre Luiz Beição com nocaute no começo do primeiro round. O card traz ainda Rousimar Palhares, Felipe Sertanejo, Ricardo Funch, Thiago Tavares, Yuri Marajó e Edson Barboza.

Aliás, muitos destes atletas lutaram o primeiro UFC Rio. Houve reclamação do público, que, diferentemente no evento em agosto, não demonstrou o mesmo interesse da outra vez. Os ingressos não se esgotaram com facilidade, houve pouca badalação e o número de “estrelas” brasileiras não foi a mesma de agosto, quando subiram ao ringue Shogun, Minotauro e Anderson Silva .

Card principal:
José Aldo (BRA) x Chad Mendes (EUA)
Vitor Belfort (BRA) x Anthony Johnson (EUA)
Rousimar “Toquinho” Palhares (BRA) x Mike Massenzio (EUA)
Erick Silva (BRA) x Carlo Prater (BRA)
Edson Barboza (BRA) x Terry Etim (ING)

Card preliminar:
Thiago Tavares (BRA) x Sam Stout (CAN)
Gabriel Napão (BRA) x Ednaldo Lula (BRA)
Yuri Marajó (BRA) x Michihiro Omigawa (JAP)
Ricardo Funch (BRA) x Mike Pyle (EUA)
Felipe Sertanejo (BRA) x Antonio Carvalho (CAN)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.