O lutador brasileiro busca sua segunda vitória consecutiva no UFC

Antônio Carlos 'Cara de Sapato' vem buscando seu espaço dentro do Ultimate. No dia 30 de dezembro, o brasileiro enfrentará o italiano Marvin Vettori no UFC 207, pela categoria peso médio. Caso vença o adversário, Cara de Sapato completará sua segunda vitória consecutiva desde que entrou para o maior evento de artes marciais mistas do mundo.
Leia mais: "Ele fala e faz", diz Minotauro sobre Conor McGregor
Natural de João Pessoa, na Paraíba, o apelido surgiu quando ainda lutava jiu jitsu. "Um dos meus professores, o Ricardinho Vieira, tinha ido pra lá fazer um seminário. Ele é bem gaiato e sempre brincou com todo mundo. Ele tinha um queixo bem grande e eu comecei a chamá-lo de 'queixo de faraó'. Aí ele olhou pra mim e falou 'E você aí rapaz, com esse queixo que parece um sapato de bico fino?!' Aí ficou, cara de sapato
", disse o lutador em entrevista exclusiva ao iG Esporte.
Cara de Sapato foi o campeão pela categoria peso pesado do reality show The Ultimate Fighter Brasil 3, em 2014. "Foi muito bom, o TUF foi uma experiência única e incrível", disse Antônio Carlos, que garantiu o contrato com o UFC após vencer Vitor Miranda.
Leia mais: Cris Cyborg é notificada por possível violação em teste antidoping do UFC
Com duas lutas em 2016, sendo uma vitória e uma derrota, Cara de Sapato diz que foi um bom ano. "Infelizmente tive uma derrota no começo do ano, mas aquela luta me ensinou bastante. Acho que foi muito importante pra mim, cada luta é um aprendizado. E depois veio a vitória, na qual eu senti que evoluí bastante", disse.
"Foi um ano produtivo, no qual eu evolui bastante, tanto como atleta, como quanto pessoa", completou o brasileiro.

Tendo o jiu jistu como "arte triunfal", Cara de Sapato se sente muito bem e confiante para sua terceira e última luta do ano. "Eu vi que ele gosta muito de grappling (luta corpo a corpo) e eu também... Então essa luta deve se desenrolar muito no chão. E eu estou sempre pronto para supreender. Acho que será uma boa luta", afirmou.
Quanto à preparação e possíveis estratégias para enfrentar Marvin Vettori, o brasileiro manteve os intensos treinamentos. "Foi mais na mudança de estratégia por ele (Vettori) ser canhoto, do estilo do adversário". Recentemente, o lutador se mudou para os Estados Unidos e treina na academia American Top Team ao lado de outros brasileiros, como Amanda Nunes e John Lineker.
Inclusive, Amanda Nunes, sua companheira de equipe, defenderá o cinturão contra Ronda Rousey, na principal luta do dia 30.
Leia mais: "Ronda é uma pessoa fraca", diz a campeã Amanda Nunes
Para o ano que vem, Cara de Sapato pretende se consolidar dentro do evento e enfrentar o campeão para buscar o título. "Espero crescer na minha categoria e chegar aos top 15 para disputar o cinturão", declarou.
UFC 207 - 30 de dezembro em Las Vegas, EUA
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Amanda Nunes x Ronda Rousey
Peso-galo: Dominick Cruz x Cody Garbrandt
Peso-galo: TJ Dillashaw x John Lineker
Peso-meio-médio: Dong Hyun Kim x Tarec Saffiedine
Peso-mosca: Louis Smolka x Ray Borg
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: Johny Hendricks x Neil Magny
Peso-meio-médio: Mike Pyle x Alex Garcia
Peso-médio: Antônio Cara de Sapato x Marvin Vettori
Peso-meio-médio: Brandon Thatch x Niko Price
Peso-meio-médio: Alex Cowboy x Tim Means