Tamanho do texto

Especialista em jiu-jitsu, Rafael Barata tenta ajudar Holly Holm a desbancar a supremacia da americana: "Ela está confiante"

As loiras Ronda Rousey e Holly Holm se encaram antes do UFC 193
Michael Dodge/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
As loiras Ronda Rousey e Holly Holm se encaram antes do UFC 193

Campeã mundial de boxe por 18 vezes e invicta no MMA. É com este currículo que a norte-americana Holly Holm espera bater de frente com a supremacia da compatriota Ronda Rousey. As duas fazem a luta principal do UFC 193, neste sábado, em Melbourne, na Austrália. 

Será a terceira vez neste ano que Ronda defenderá seu cinturão dos pesos-galos. Cat Zingano e Bethe Correia sucumbiram no primeiro round. Para não ser a próxima vítima da atual campeã, imbatível em 12 lutas como profissional, Holm conta com um suporte brasileiro. O técnico de jiu-jitsu da desafiante é Rafael Barata, que esbanja confiança em sua aluna para manter a invencibilidade de nove lutas no MMA e, desta forma, se sagrar campeã do UFC derrubando um ícone do octógono.

“Holly é, nada mais nada menos, que invicta no MMA e, com certeza, quer continuar com essa invencibilidade. Ela sabe do desafio que tem pela frente, mas está bem confiante na vitória. Ela é uma lutadora cautelosa e saberá aproveitar a oportunidade certa para finalizar o combate”, afirmou Barata, em entrevista ao iG Esporte .

Holly Holm e Rafael Barata (à direita) durante treino
Reprodução/Facebook
Holly Holm e Rafael Barata (à direita) durante treino

Barata é especialista em jiu-jitsu desde 1999 e profissional no MMA há oito anos. Em 2013, juntamente com o professor Roberto Tussa, ele passou a frequentar a Academia Jackson & Wink, onde posteriormente Holm passaria a treinar. Meses depois surgiu a grande oportunidade: trabalhar no perído de treinos de Holly para encarar Rousey. Desde então, faz parte do time da atleta de 34 anos e explica o motivo por considerá-la a lutadora com chances de superar a loira mais bem paga do Ultimate.

“Ronda nunca enfrentou alguém como Holly, várias vezes campeã mundial de boxe, vem praticando kickboxer desde sua adolescência, com um dos melhores treinadores do mundo, Mike Winklejohn. Ela tem um excelente jogo de pé e se movimenta muito bem, tem também boas combinações de socos e chutes fortes vindo de todos os lados. Será uma luta interessante e acredito que Holly tem tudo para ganhar”, contou.

Para isso acontecer, entretanto, Rafael salienta que é necessário juntar a especialidade no boxe com o jiu-jitsu e não se preocupar quando a luta for levada ao chão.

“No MMA moderno, ser especialista somente em uma área não basta, hoje em dia é preciso ser muito bom em todos os aspectos. Se você é muito bom de strike (desferir golpes com várias partes do corpo), mas tem um jiu-jitsu fraco, o seu strike acabando ficando limitado pela preocupação de não ser levado para a lona. Então, como todos já sabem que Holly é uma excelente striker, acreditamos que melhorando o jiu-jitsu dela automaticamente melhoramos o strike, e isso a tornará muito mais perigosa”, opinou.

Mesmo com a intensificação no jiu-jitsu da sua atleta, Rafael acredita que a melhor maneira de conseguir a tão sonhada vitória seja pelo alto, já que Holly é 18 vezes campeã mundial de boxe, mas destaca que ela deve estar preparada para qualquer situação.

“Em pé seria o melhor caminho. Mas Ronda é uma lutadora completa assim como a Holly também é. Para vencermos temos que acreditar que podemos fazer isso acontecer em qualquer situação, no chão ou em pé”, disse.

Veja em imagens como foi a última vitória de Holly Holm no UFC:


Barata explicou ainda o que Holm precisa fazer dentro do octógono para a luta não acabar como em outras situações, ou seja, no primeiro round e com vitória de Ronda.

“Eu acho que é preciso evitar o clinch (ato de agarrar o oponente pela nuca ou debaixo dos braços) dela. Mas, para isso, é preciso ter um strike bem afiado, com um bom jogo de pé para controlar a distância e circular o cage, e só assim evitar fortes clinches, ponto forte da Ronda”, acrescentou.

Um dos pontos fortes de Ronda, além de ser uma atleta fantástica, é seu bom humor e sua proximidade com o público, o que a torna ainda mais admirada. Para o treinador, Holm segue o mesmo estilo da adversária e tem o padrão de uma vencedora.

Holly Holm durante treinamento de jiu-jitsu com Rafael Barata
Brandon Magnus/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Holly Holm durante treinamento de jiu-jitsu com Rafael Barata

“Holly é uma pessoa com um carisma impressionante e tem um grande coração. Está sempre bem humorada e disposta a ajudar o próximo. É uma heroína aqui na cidade, todo mundo adora ela. É uma pessoa bem amiga, divertida e muito talentosa. O modelo perfeito de uma campeã”, elogiou.

Por fim, Rafael ressaltou que chegou a hora da hegemonia de Ronda acabar e citou como exemplo uma frase da própria Holm.

“Com certeza (é hora de Ronda perder uma luta). Eu adoro uma frase da Holly Holm que diz assim: ‘Há zebras no esporte por uma razão, alguém foi lá e acreditou que poderia ser feito’", finalizou o treinador.

Além da principal luta da noite que valerá o cinturão dos galos femininos entre Ronda Rousey e Holly Holm, o UFC 193 terá ainda o confronto que valerá o título do peso-palha feminino entre a polaca campeã Joanna Jędrzejczyk e a canadense Valérie Létourneau.

Confira o card completo do UFC 193:

14 de novembro, em Melbourne, Austrália

Card principal - a partir de 1h (de Brasília)

Peso-galo: Ronda Rousey x Holly Holm
Peso-palha: Joanna Jedrzejczyk x Valerie Letourneau
Peso-pesado: Mark Hunt x Antônio Pezão
Peso-médio: Uriah Hall x Robert Whittaker
Peso-pesado: Stefan Struve x Jared Rosholt

Card preliminar - a partir de 21h15 (de Brasília)

Peso-leve: Jake Matthews x Akbarh Arreola
Peso-meio-médio: Kyle Noke x Peter Sobotta
Peso-meio-pesado: Anthony Perosh x Gian Villante
Peso-mosca: Richie Vaculik x Danny Martinez
Peso-médio: Daniel Kelly x Steve Montgomery
Peso-meio-médio: Richard Walsh x Steven Kennedy
Peso-meio-médio: James Moontasri x Anton Zafir
Peso-mosca: Ben Nguyen x Ryan Benoit

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas