Tamanho do texto

Fora badalado duelo entre Ronda e Bethe, noite terá frente a frente lutadores que tiveram confronto de 38 minutos em 2005

Além do esperado confronto entre Ronda Rousey e Bethe Correia, o UFC 190 terá lutas de verdadeiras lendas do esporte, como Maurício Rua Shogun x Rogério Minotouro e Stefan Struve x Minotauro. Os duelos acontecem na noite deste sábado (1º), na HSBC Arena, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Shogun e Minotouro posam antes de encarada
Buda Mendes/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Shogun e Minotouro posam antes de encarada



















Maurício Rua Shogun x Rogério Minotouro

Shogun vem de duas derrotas no UFC, um nocaute para o norte-americano Dan Henderson e outro nocaute para o haitiano Ovince St. Preux. Em quase 13 anos de carreira no MMA, o curitibano de 33 anos possui um cartel com 22 vitórias e dez derrotas. Em 2010, chegou a ser dono do cinturão do dos meio-pesados, mas perdeu no ano seguinte para Jon Jones. 

Mesmo sem vencer há um ano e meio, o brasileiro disse ao site do UFC que sua preparação foi boa e que seu único objetivo é voltar ao caminho das vitórias.

Veja mais sobre lutas

"Abri mão de muita coisa para ficar ao lado do mestre e nós treinamos durante dois meses e meio. Vou fazer o meu melhor e usar o meu muay thai. Toda a luta é uma luta dura, nosso esporte é muito competitivo. Tenho treinado duro para conseguir as vitórias e espero voltar ao caminho delas contra o Minotouro. Não penso no futuro, estou focado nesta luta", revelou o ex-campeão.

Veja também:  Briga além do octógono: relembre as provocações entre Ronda e Bethe

Mais experiente, Rogério Minotouro também não se saiu bem na sua última apresentação no Ultimate Fighting Championship. Ao enfrentar o norte-americano Anthony Johnson, em julho de 2014, o atleta de 39 anos sofreu um nocaute por socos. Com 14 anos de carreia no MMA, o baiano venceu 21 lutas e foi superado em seis.

Um ano depois do último duelo ele voltará ao octógono, mas pela primeira vez terá a torcida brasileira ao seu lado.

Leia ainda:  Bethe faz promessa durante encarada com Ronda Rousey: 'Vou te nocautear'

"É a minha primeira vez aqui no Rio, no UFC Brasil. Para mim é uma experiência nova, diferente, mas não deixa de ser uma coisa que eu vinha fazendo todo dia, que era treinar na academia aqui. Lutarei onde o Rodrigo (Minotauro) já lutou várias vezes, que é dentro de casa. Isso é muito motivante, é uma sensação que eu queria viver há muito tempo e agora vou conseguir", ponderou Minotouro.

Duelo no Pride em 2005

Maurício Shogun e Rogério Minotouro já ficaram frente a frente. Foi no Pride Critical Countdown, em 2005. Na ocasião, quem vencesse garantiria uma vaga na semifinal do torneio. Por decisão unânime dos juízes, em uma luta de 38 minutos, Shogun triunfou e passou. Posteriormente, ele se tornaria campeão dos médios na cidade de Saitama, no Japão.

Stefan Struve x Rodrigo Minotauro

Outra grande luta da noite será entre o holandês Stefan 'Skyscraper' Struve e o brasileiro Rodrigo Minotauro. Longe do octógono desde abril de 2014, o baiano de 39 anos vem de dois reveses. Em 2013, foi finalizado pelo compatriota Fabricio Werdum, com uma chave de braço. Já no ano seguinte, acabou nocauteado no primeiro round pelo norte-americano Roy Nelson. No MMA desde 1999, Minotauro possui um cartel com 34 vitórias, nove derrotas, um empate e uma desistência. Em 2008, conquistou o cinturão interino dos pesados, mas dez meses depois foi superado pelo norte-americano Frank Mir e passou o 'prêmio'.

Minotauro em treino para o UFC 190
Buda Mendes/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Minotauro em treino para o UFC 190

Doze anos mais novo e 23 centímetros mais alto, Struve está no MMA há dez anos e apresenta um cartel com 25 vitórias e sete derrotas. Apesar da larga vantagem, Skyscraper vem de dois resultados regativos, o último para o holandês Alistair Overeem. Seu última triunfo foi em setembro de 2012, quando nocauteou, com uma sequência de socos, o croata-americano Stripe Miocic. Por conta da sua altura, 80% de seus golpes são desferidos enquanto está em pé e praticamente todos atingem seus adversários.

Finais TUF Brasil 4

Antes mesmo de entrarem no octógono, Shogun e Minotouro já terão se enfrentado indiretamente, já que as finais do TUF Brasil 4 também acontecem esta noite. 

Para Dileno Lopes (time Shogun), será uma honra encarar Reginaldo Vieira (time Nogueira) na final do peso-galo em uma noite com grandes lutas.

"Estou muito feliz de lutar no UFC 190 ao lado de grandes lendas como Shogun, Minotauro, e da luta principal com a Ronda e a Bethe. Para mim é uma honra estar nesse grande evento", afirmou o lutador ao site do UFC.

E mais:  Conheça a fera brasileira que vai tentar tirar o cinturão de Ronda no UFC

Glaico Nego (time Shogun), que enfrentará Fernando Açougueiro (time Nogueira), seguiu a mesma linha do companheiro e disse ser um sonho lutar no Brasil.

"Lutar no UFC 190 representa muito. Além da Ronda, também tem o Shogun, as finais do TUF, todas as estrelas que vão lutar no card. É um sonho lutar no UFC e no Brasil. Ter o prazer de lutar aqui no Rio, com a galera e com a Ronda, que além de excelente atleta é uma estrela de cinema, para mim é muito legal."
















Confira o card completo do UFC 190:

Card principal  - a partir de 23h (horário de Brasília)

Peso-galo feminino: Ronda Rousey x Bethe Correia;
Peso-meio-pesado: Mauricio Shogun x Rogério Minotouro;
Final do TUF Brasil 4 peso-leve: Fernando Açougueiro x Glaico França;
Final do TUF Brasil 4 peso-galo: Dileno Lopes x Reginaldo Vieira;
Peso-pesado: Stefan Struve x Rodrigo Minotauro;
Peso-pesado: Antônio Pezão x Soa Palelei;
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Jessica Aguilar;

Card preliminar - a partir de 20h (horário de Brasília)

Peso-meio-médio: Demian Maia x Neil Magny;
Peso-meio-pesado: Rafael Feijão x Patrick Cummins;
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Nordine Taleb;
Peso-galo: Iuri Marajó x Leandro Issa;
Peso-médio: Vitor Miranda x Clint Hester;
Peso-galo: Hugo Wolverine x Guido Cannetti.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.