Tamanho do texto

Fábio Maldonado foi chamado às pressas para o lugar de Junior Cigano e teve de subir de categoria para enfrentar Stipe Miocic

Reviravoltas enfraqueceram o card do TUF Brasil Final 3, que será realizado no ginásio do Ibirapuera, neste sábado. Desafetos, Wanderlei Silva e Chael Sonnen, técnicos da terceira edição do TUF (The Ultimate Fighter) fariam o duelo principal da noite. Porém, uma lesão do brasileiro levou o adiamento do combate para 5 de julho , no UFC 175. Escolhido para ser o novo protagonista do evento, Junior Cigano faria luta contra Stipe Miocic, mas teve uma fratura na mão  e foi substituído às pressas por Fabio Maldonado .

Wanderlei e Sonnen saíram na mão e precisaram ser apartados durante episódio do TUF
Divulgação/UFC
Wanderlei e Sonnen saíram na mão e precisaram ser apartados durante episódio do TUF

O duelo entre Wanderlei Silva e Chael Sonnen era o mais esperado do card pelos fãs do UFC. Antes e durante a exibição dos episódios do TUF, pela TV Globo, eles trocaram farpas. O ápice veio quando as provocações chegaram às vias de fato e os dois brigaram dentro da casa onde foi filmado o reality show. E foi justamente neste entrevero que Wanderlei teria se machucado, o que levou o adiamento do confronto para o dia 5 de julho, no card do UFC 175.

A polêmica entre Wanderlei e Sonnen não parou por aí. O brasileiro foi descartado do card do UFC 175 e rapidamente foi substituído por Vitor Belfort . Segundo Dana White, presidente do UFC, representantes da Comissão Atlética de Nevada compareceram à academia do brasileiro, que t eria fugido pelas portas do fundos do estabelecimento . Wanderlei publicou vídeo negando o ocorrido.

Ex-campeão dos pesos-pesados, Junior Cigano foi o escolhido como protagonista do TUF Brasil 3 Final e faria combate diante do croata Stipe Miocic, que divide seus treinos de MMA com a profissão de bombeiro, em Ohio, nos Estados Unidos. Porém, poucas semanas antes do duelo, o brasileiro teve lesão na mão e ficou de fora do card. O UFC teve de agir e chamou Fabio Maldonado, lutador meio-pesado, para enfrentar Miocic, em São Paulo. Mesmo fora de sua categoria, o sorocabano aceitou o duelo.

Fabio Maldonado participa de treino aberto do UFC. Lutador foi escalado às pressas para substituir Cigano em São Paulo
Marcelo Zambrana/Inovafoto
Fabio Maldonado participa de treino aberto do UFC. Lutador foi escalado às pressas para substituir Cigano em São Paulo


Maldonado não tem todo o marketing e apelo de Cigano, Sonnen e Wanderlei, mas tenta compensar pelo seu estilo brincalhão e suas lutas emocionantes. Especialista no boxe, ele deve tentar manter o combate em pé e pode protagonizar mais um duelo sangrento para a conta . Pelo menos, é o que prometeu na entrevista coletiva, onde também disse que “vence ou sai desmaiado do octógono” . O brasileiro tem quatro vitórias e três derrotas no UFC, porém nunca foi nocauteado. Já Miocic, tem apenas um revés, em seis lutas. O croata é bom no jogo em pé, mas é especialista no wrestling.

Outro fator que enfraquece o TUF Brasil Final 3 é o evento que ocorre em Berlim, também neste sábado. A luta principal terá Mark Munoz x Gegard Mousasi. Dana está na Alemanha e não comparecerá ao card que ocorre em São Paulo.

O evento brasileiro também será formado pelos finalistas do TUF: Antônio Carlos "Cara de Sapato" x Vitor Miranda e Warlley Alves x Márcio Lyoto. Demian Maia, que encara o russo Alexander Yakovlev , vem de duas derrotas consecutivas e perdeu espaço nos meios-médios. Outro brasileiro do evento será Rony Jason, que enfrenta o americano Robbie Peralta.

O Canal Combate transmite o card na íntegra a partir das 19h30 ( horário de Brasília). Já a Rede Globo começa a sua transmissão às 23h40, logo após o Zorra Total, e deve passar as últimas lutas do card principal do evento que acontece no ginásio do Ibirapuera.

Confira a lista de lutas do TUF Brasil Final 3:

Card principal
Peso-pesado: Fábio Maldonado x Stipe Miocic
Peso-pesado: Antônio Carlos "Cara de Sapato" x Vitor Miranda
Peso-médio: Warlley Alves x Márcio Lyoto
Peso-meio-médio: Demian Maia x Alexander Yakovlev
Peso-pena: Rony Jason x Robbie Peralta

Card preliminar
Peso-leve: Elias Silvério x Ernest Chavez
Peso-leve: Rodrigo Damm x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Gasan Umalatov
Peso-pena: Kevin Souza x Mark Eddiva
Peso-médio: Wagnão Gomes x Ricardo Demente
Peso-pesado: Marcos Rogério Pezão x Rick Monstro
Peso-galo: Pedro Munhoz x Matt Hobar

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.