
O ano de 2026 promete ser incrível para torcer pelo esporte brasileiro, principalmente a nova geração. Em ano de Copa do Mundo , cinco atletas devem brilhar fora dos campos, em uma combinação de jovens promessas na F1, MotoGP, Tênis e NBA que só aconteceu no início deste século. De Gabriel Bortoleto a Diogo Moreira . De João Fonseca a Naná Silva, passando por Gui Santos . Não vão faltar emoções com a nossa bandeira nas maiores competições esportivas do planeta.
João Fonseca, tênis masculino
O tenista brasileiro de 19 anos, que encantou o mundo do tênis em 2025, continua sendo um dos nomes a serem seguidos na nova temporada. A jovem promessa começa o ano como número 24 do mundo, mas tem um longo caminho rumo ao top-10 .
Com saques poderosos e técnica sofisticada, João é uma das principais apostas do esporte internacional para 2026. O tenista carioca precisa pelo menos repetir os resultados deste ano, além de avançar mais algumas rodadas para subir no ranking da ATP.
Uma meta com os pés no chão é ficar entre os 20 melhores do mundo, se tornando o segundo maior tenista do Brasil, só atrás de Gustavo Kuerten. Para isso, ele tem o trunfo de começar como cabeça de chave dos principais torneios, o que pode deixar o caminho um pouco menos difícil. E o tenista carioca já provou que tem condição de enfrentar qualquer adversário e levantar a torcida brasileira que atrai para o circuito.
A temporada 2026 começa para João Fonseca no dia 5 de janeiro, com o ATP 250 de Brisbane . Duas semanas depois vem o primeiro Grand Slam: o Aberto da Austrália .
Gabriel Bortoleto, Fórmula 1
O piloto de apenas 20 anos foi mais um jovem ídolo que o Brasil conheceu em 2025. Depois de 12 anos, voltamos a ter um piloto na Fórmula 1, com direito a todas às fortes emoções, tanto positivas quanto negativas, que vêm com isso.
Bortoleto segue em busca do seu primeiro pódio na categoria. Para isso, terá a vantagem de já conhecer todos as pistas. Outra vantagem pode ser a mudança no regulamento, que tira parte da vantagem construída pelos pilotos mais experientes e das equipes de ponta.
O piloto paulista vai correr pela nova equipe Audi F1, que estreia na categoria, depois de adquirir a Sauber. Com melhor estrutura e orçamento, a esperança é que o projeto possa surpreender as equipes tradicionais no início da temporada, colocando Bortoleto em condições de sonhar um pouco mais alto. Na disputa interna com Nico Hulkenberg, o brasileiro chega no ano novo para brigar em iguais condições.
O lançamento oficial do novo carro será no dia 20 de janeiro. A temporada 2026 da F1 começa entre os dias 6 e 8 de março, com o GP da Austrália.
| Hed-to-Head F1 na Fórmula 1 2026 | ||
|---|---|---|
| bortoleto | hulkenberg | |
| Betnacional | | |
| 18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade. | ||
Diogo Moreira, MotoGP
Depois de 19 anos, o Brasil volta a ter um representante na MotoGP: o piloto Diogo Moreira, que deve cair no gosto dos brasileiros que curtem a velocidade.
O campeão da Moto2 em 2025 surge como sucessor de Alex Barros, que carregou a nossa bandeira entre 2002 e 2007, único período na história que tivemos pilotos na F1 e MotoGP simultaneamente. Diogo ainda terá a oportunidade de correr em casa, com a volta da categoria para o país, no GP de Goiânia, algo inédito na nossa trajetória na motovelocidade.
O brasileiro começa pela modesta LCR Honda, para uma temporada que deve ser de muito aprendizado. Ele já provou que aprende rápido e corre atrás do seu espaço para brilhar na categoria. Seu companheiro será o francês Johann Zarco, de 37 anos, que venceu duas corridas em oito temporadas nas 1.000 cilindradas, a última delas neste ano, pela própria equipe LCR.
A temporada 2026 da MotoGP começa no dia 27 de fevereiro, na Tailândia. A etapa seguinte já é o GP do Brasil, ente os dias 20 e 22 de março.
Naná Silva, tênis feminino
Se o Brasil tem João Fonseca, já pode começar a se acostumar com o nome de Nahuany Vitória Leme Silva ou simplesmente Naná Silva, menina-prodígio do tênis feminino brasileiro.
Seguindo os passos de Bia Haddad Maia, que segue firme no circuito, a paulistana de apenas 15 anos já é uma das 20 melhores do mundo no ranking sub-18.
Com maior foco nos torneios profissionais em 2026 e um saque de gente grande, Naná tem tudo para ganhar muitas posições no ranking da WTA, se aproximando do top-300. Durante esta transição, os fãs do tênis começam a se render ao talento e carisma irresistível dessa jovem promessa.
Gui Santos, NBA
O único representante brasileiro na NBA, Gui Santos ganhou mais minutagem nos últimos jogos e tem superado as expectativas no Golden State Warriors . Com uma clara evolução desde o início da sua terceira temporada no basquete norte-americano, tanto nos pontos quanto nos rebotes, o ala de apenas 23 anos começa a ganhar o seu espaço no time principal.
Com 100 jogos na NBA, o brasiliense pode ajudar a franquia da cidade de São Francisco, que ganhou 7 títulos nos últimos 10 anos, na busca por uma vaga nos playoffs da conferência oeste 2025-2026 e, quem sabe, voltar às finais. A temporada não tem folga neste fim de ano, com jogos do Warriors até o 31 de dezembro, já voltando em 3 de janeiro.