Os possíveis confrontos do Brasil até a final da Copa do Mundo

Caminho da Seleção pode só ter campeões mundiais a partir das oitavas. É difícil fugir da França, mas Messi só a partir das semifinais

Estêvão é forte candidato a jovem estrela da Copa 2026
Foto: Reprodução Instagram/@fifawoeldcup
Estêvão é forte candidato a jovem estrela da Copa 2026

O sorteio no início de dezembro que definiu o futuro do mundo do futebol, em Washington, também trilhou possíveis caminhos que a seleção brasileira pode enfrentar na busca pelo hexa na Copa 2026 , nos Estados Unidos, México e Canadá.

Mas é claro que tudo depende do desempenho da nossa seleção na primeira fase, além da colocação dos principais adversários nos seus respectivos grupos. Na pior das hipóteses, o  Brasil pode pegar só campeões mundiais das oitavas em diante, mesmo saindo como vencedor do grupo. Holandês que atua no Brasil e ex-auxiliar de Tite também pode entrar no nosso caminho logo de cara.

1º do grupo: O caminho das vitórias

O caminho do grupo C não é fácil, já que vamos enfrentar o Marrocos, uma das sensações da última Copa, que venceu o Brasil no último amistoso. Mas, seguindo a tradição, a Seleção tem totais condições de terminar no primeiro lugar do grupo. Mas, nem por isso, terá vida mais tranquila.

Vencedor Grupo C da Copa de 2026
brasil marrocos escócia
1.15 6.00 13.00
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.

Conhecidos dos brasileiros

O primeiro do grupo do Brasil enfrenta o segundo colocado do grupo F, que tem a Holanda como favorita, além de Tunísia, Japão e outro time da repescagem europeia. Essa incógnita, que pode ser decisiva, envolve, por exemplo, a Polônia, de Lewandowski e Suécia, de Gyokeres. A Seleção também poderia pegar a Albânia, do treinador brasileiro Sylvinho, ex-auxiliar de Tite, ou a Ucrânia

Haaland ou megarrivais

Quem passar por esse confronto na inédita fase de 16-avos de final (fase anterior às oitavas), vai enfrentar o vencedor do jogos entre os segundos colocados do grupo E e I. São nada menos do que os grupos de Alemanha e França! Os dois campeões mundiais chegam como favoritos nas suas chaves, mas pode haver surpresa.

O Equador poderia complicar a vida da Alemanha, mas quem pode mudar tudo é a Noruega, que enfrenta os atuais vice-campeões. Se o time de Haaland ficar em segundo, será esse o difícil adversário do Brasil. Se bater a França, joga o mais temido rival no nosso caminho já nas oitavas-de-final.


Freguês ou algoz?

Passando por essa pedreira, o Brasil pega quem se classificar na chave que tem os primeiros colocados do grupo A e L, ambos enfrentando times da repescagem da fase do grupos.  Entre os nosso possíveis adversários nas quartas de final, o favorito do grupo A é o México, um dos anfitriões da Copa.

É difícil imaginar que África do Sul e Coreia possam surpreender, mas um quatro integrante, vindo da repescagem europeia pode dar trabalho, caso da Dinamarca . Se o mexicanos são sérios candidatos por jogar em casa, o cruzamento foi ingrato, já que pode colocar o melhor entre Inglaterra e Croácia logo pela frente. Gana e Panamá seriam grandes zebras no grupo e na fase de 16-avos. 

Português ou Portunhol

Na semifinal, tudo fica mais aberto e difícil. Nosso adversário mais provável é a Argentina, se confirmar o primeiro lugar do grupo. Mas os hermanos não terão vida fácil para chegar tão longe. No caminho estão Portugal, de Cristiano Ronaldo e companhia, confirmando o primeiro lugar do grupo K diante da Colômbia, e a Espanha, de Lamine Yamal, no caso de ser superada pelo Uruguai, de Arrascaeta — outro possível adversário — na fase de grupos. O Canadá, outra sede da Copa, assim como a Bélgica, nossa algoz em 2018, são candidatas a surpresas.

Final repetida de 1998 ou 2002?

Parece que não sobra muito para a final, mas Espanha, Alemanha e França, confirmando os primeiros lugares na primeira fase, seriam os adversários mais prováveis na concretização do sonho de Ancelotti e companhia.

E se o Brasil for 2º do grupo C?

Levando em conta a difícil estreia que o Brasil fará contra o Marrocos, não dá para descartar a possibilidade da Seleção se classificar em segundo do grupo C — com todo respeito à Escócia e Haiti.

Bando de loucos dividido

Aí a coisa já pode complicar na fase de 1/32, pegando a Holanda, do corintiano Memphis Depay, no primeiro mata-mata, caso a seleção 3 vezes vice-campeão do mundo confirme seu favoritismo.

See you later, França!

Mas, passando por esse rival duríssimo, o Brasil se afasta da Noruega, além de eliminar o risco de pegar Alemanha ou França logo na segunda fase. A seleção pode ter mais tranquilidade, enfrentando o vencedor no confronto entre os segundos colocados dos grupos A, do México, e B, do Canadá. Outros possíveis adversários poderiam ser Coreia, África do Sul, Suíça ou Catar, além de times vindos da repescagem mundial.

Quem vence a COPA DO MUNDO 2026?
espanha inglaterra brasil
6.00 7.00 9.00
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.
Quem vence a COPA DO MUNDO 2026?
França argentina portugal
8.00 10.00 10.00
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.
Artilheiro da COPA DO MUNDO 2026
Mbappé Kane haaland
7.00 8.00 15.00
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.

Ainda estou aqui!

A alegria duraria pouco. Nas oitavas, Alemanha e França voltariam para o nosso caminho caso confirmem o primeiro lugar dos seus grupos. A Noruega seria um adversário menos provável, mas totalmente possível.

Final dos sonhos ou moleza?

Com o segundo lugar na fase de grupos, a seleção brasileira também pode fugir da Argentina em uma eventual semifinal, caso os campeões do mundo fiquem em primeiro do grupo. O mesmo acontece com Portugal e Inglaterra. O adversário mais forte parece ser a Espanha, que teria que passar pelo Uruguai na primeira fase e depois pela Croácia. Para uma semifinal de Copa do Mundo, digamos que está de bom tamanho. Os Estados Unidos, jogando em casa, não podem ser descartados de uma possível tentativa de revanche da Copa de 1994.

Agora é Messi!

Lionel Messi só entraria no nosso caminho na final, mas outros campeões mundiais já teria ficado pelo caminho, com exceção do Uruguai. Como a Colômbia é outro forte adversário dessa chave, uma final sul-americana chega como forte possibilidade.