
Mais uma temporada de futebol brasileiro foi encerrada no último domingo (21), após a final da Copa do Brasil . Agora se inicia o período de planejamento dos clubes para 2026. E o tempo desta vez é mais curto, já que as competições vão começar mais cedo do que o habitual. O motivo? A Copa do Mundo . Coincidência ou não, a postura da maior parte das diretorias da próxima Série A é pela continuidade do trabalho: 14 das 20 equipes mantiveram os treinadores no cargo.
Diante do novo calendário, implementado pela nova gestão da CBF, o pontapé inicial do ano que vem será no dia 11 de janeiro — com os Campeonatos Estaduais. No dia 24 do primeiro mês, Flamengo e Corinthians decidem a Supercopa Rei. Apenas quatro dias depois, acontece a 1ª rodada da principal divisão do Brasileiro. A Série B, por outro lado, só começará em março.
Técnicos mantidos
Até o momento, apenas cinco clubes da Série A optaram pela troca de comando: No Cruzeiro, Tite chegou para o lugar de Leonardo Jardim. Grêmio e Internacional também mudaram, após temporada conturbada. No tricolor, quem chegou foi o português Luís Castro, ex-Botafogo, enquanto no Colorado o escolhido foi o uruguaio Paulo Pezzolano. Sem David Ancelotti, que pediu demissão, o Botafogo segue sem técnico — até o fechamento deste texto. Já o Coritiba, dispensou Mozart Santos e trouxe Fernando Seabra
Essa lista ainda tem uma indefinição. O atual campeão do Brasileirão e Libertadores, Flamengo, ainda está em negociações pela renovação de contrato com Filipe Luís . As conversas avançaram nos últimos dias e a permanência do ídolo dos rubro-negros deve ser confirmada até o fim de 2025.
Surpresa
Quem mais surpreendeu na escolha do novo treinador é o Remo, que contratou Juan Carlos Osório . O clube do Norte do Brasil volta a elite do futebol nacional após 31 anos. Mesmo com o bom trabalho de Guto Ferreira na arrancada ao acesso, o Leão Azul decidiu mudar para próxima temporada.
O comandante colombiano não é nenhuma figura desconhecida no Brasil. Ele acumula passagens por São Paulo (2015) e Athletico-PR (2024). Também tem uma Copa do Mundo no currículo: esteve à frente da seleção mexicana na da Rússia, em 2018.
Lista completa dos treinadores
Série A
- Flamengo – Filipe Luís*
- Palmeiras – Abel Ferreira
- Corinthians – Dorival Júnior
- São Paulo – Hernán Crespo
- Vasco – Fernando Diniz
- Fluminense – Luis Zubeldía
- Botafogo – Ainda sem treinador
- Santos – Juan Pablo Vojvoda
- Cruzeiro – Tite
- Atlético-MG – Jorge Sampaoli
- Grêmio – Luís Castro
- Internacional – Paulo Pezzolano
- Bahia – Rogério Ceni
- Remo – Juan Carlos Osorio
- Mirassol – Rafael Guanaes
- Coritiba – Fernando Seabra
- Athletico-PR – Odair Hellmann
- Vitória – Jair Ventura
- RB Bragantino – Vagner Mancini
- Chapecoense – Gilmar Dal Pozzo
*Ainda está com renovação travada com clube
Série B
- Fortaleza – Thiago Carpini
- Ceará – Mozart Santos
- Juventude – Maurício Barbieri
- Sport – Ainda sem treinador
- Ponte Preta – Marcelo Fernandes
- Londrina – Roger Silva
- Náutico – Hélio dos Anjos
- São Bernardo – Ricardo Catalá
- Criciúma – Eduardo Baptista
- Novorizontino – Enderson Moreira
- Goiás – Daniel Paulista
- CRB – Eduardo Barroca
- Avaí – Cauan de Almeida
- Cuiabá – Eduardo Barros
- Atlético-GO – Rafael Lacerda
- Operário-PR – Alex de Souza
- Vila Nova – Umberto Louzer
- América-MG – Alberto Valentim
- Botafogo-SP – Claudio Tencati
- Athletic – Rui Duarte