
Bicampeão da Libertadores como jogador e agora campeão como técnico, Filipe Luís foi celebrado como por atletas do elenco com o tradicional banho de gelo enquanto participava de entrevista coletiva. A equipe se tornou a primeira do Brasil a conquistar o torneio continental em quatro oportunidades.
O rubro-negro pode ser campeão brasileiro na próxima quarta-feira (3) caso vença o Ceará ou o Palmeiras, derrotado na noite deste sábado (29), empate ou perca contra o Atlético-MG .
Confira todas as respostas de Filipe Luís
Decisão por Danilo e reconhecimento ao elenco
"Bom, primeiro, falar do Léo Ortiz. Só a gente e ele sabe o esforço gigante que ele fez para estar presente nessa final. E hoje de manhã eu conversei com ele e perguntei para ele o que ele estava sentindo. Porque ele conquistou o direito a poder dizer para mim o que estava no coração dele naquele momento e como ele estava se sentindo para jogar. E ele falou que, claro, ele queria jogar, mas que para ele era melhor, inclusive, ganhar sem jogar, porque a única coisa que ele queria era ser campeão. E se eu pensasse que ele podia atrapalhar a equipe por estar um mês parado, ele preferia que eu escolhesse o Danilo ."
"Mas ele deixou as escolhas na minha mão e eu falei que sim, a decisão no final das contas é minha. Mas eu queria saber muito o sentimento dele. Um jogador que nos deu muito e no final jogou o Danilo. Um jogador multicampeão por onde passou, Alex Sandro, Jorginho, se eu começar a falar aqui eu não paro mais. Mas são jogadores que entram no campo, são cascudos, são campeões. Você sente que eles não estão jogando uma final, eles estão jogando um jogo comum, um jogo tranquilo, sereno, dominando todos os espaços."
"O jogo que o Varela fez, que o Léo Pereira ... Então, assim, são jogadores muito importantes, diferentes, que fazem a diferença. Então, hoje a glória individual levou o Danilo pelo gol, mas como bem o teu companheiro falou para mim, o mais importante é a equipe. E sem ela a gente não estaria aqui. Por exemplo, lembrar Gerson e Wesley, sem eles não estaríamos aqui onde estamos hoje, com certeza não. Pedro, não estaríamos aqui sem o Pedro. Pedro é um jogador muito importante, esse título vai dedicado muito a ele, por tudo que ele fez para a gente e vai continuar a fazer."
Mensagem ao torcedor e reconhecimento ao Aerofla
"Como eu falei na outra entrevista, o Aerofla diz muito do que é a essência do torcedor rubro-negro. E agora vamos ver no trio. Estou desejando esse carinho do torcedor para os jogadores, porque eles merecem. Eles se esforçaram muito e agora que a gente possa viver esse momento de alegria com eles, que eles vejam esse troféu maravilhoso. Somos tetra e que o torcedor do Flamengo continue aumentando, porque são muito importantes. Como o Zico diz, o torcedor é patrimônio do Flamengo."
Varela como destaque e homenagem a Denir
"É verdade. O Denir é um cara muito especial. Sentimos muito a falta dele. E o legado dele será eterno no clube."
"O Varela fez um jogo extraordinário, imenso. É verdade que geramos uma situação para que ele tivesse mais tempo com bola, para que ele pudesse ser o jogador livre. E em função do que pensávamos que o Palmeiras poderia nos oferecer de pressão, ele aproveitou esse momento dele com bola. Mas eu acredito que ele cresceu no jogo a partir de defender bem. A fase defensiva dele estava impecável e isso foi dando confiança para ele.
E depois, cada minuto que passava era uma jogada mais espetacular que a outra. E para mim foi o melhor jogador em campo."
Emoção com o avô e DNA rubro-negro
"Como eu falei, é difícil falar porque me emociona, porque eu tenho ele muito presente. Comigo penso muito, converso muito com ele. E tenho certeza que ele está orgulhoso. Tenho certeza disso."
Retorno ao Brasil, escolha pela carreira no Flamengo e legado
"Bom, essa escolha tem muito a ver com a minha esposa, que me incentivou muito para vir para cá. E desde então, nunca me senti mais vivo, mais desafiado, mais emocionado, mais com sentimentos vivos. E o Flamengo proporciona isso."
"Aqui a cobrança é infinita, mas a alegria também é equivalente. Então, desde que cheguei aqui no Flamengo, eu fui muito iluminado, como eu falei na coletiva depois do Racing . Antes de chegar aqui, o Flamengo tinha uma final de Libertadores, agora tem cinco, com quatro títulos."
"E vai continuar ganhando sem o Filipe, vai continuar ganhando sem o Arrasca, sem o Bruno, mas eu tenho certeza que o nosso passo por aqui foi muito válido, está sendo muito válido, está sendo muito valioso. E estamos deixando um clube muito melhor do que encontramos. Isso me deixa extremamente orgulhoso, porque eu cresci vendo o Flamengo também na melhora das situações."
Análise do jogo e do comportamento do Palmeiras
"O Flamengo sim, o futebol, pelo que eu entendo do plano de jogo, e pelo que o Palmeiras nos gerou de dano no primeiro jogo, no jogo do Maracanã, eu entendi que eles queriam explorar muito bola nas costas dos nossos laterais, e principalmente transições."