
Faltando apenas quatro rodadas para o fim do Brasileirão, a briga contra o rebaixamento vai ganhando contornos dramáticos. Além do Sport, já rebaixado, cinco times aparecem como principais candidatos às últimas três vagas restantes no Z4. A rodada do meio de semana foi favorável ao Internacional, de sobrevida para o Fortaleza e com um ar de desperdício para o Santos .
Quem se complicou um pouco mais, porém segue vivo na disputa, foi o Juventude . Depois de abrir 2 x 0 diante do Cruzeiro, sofrer o empate e voltar a ficar na frente do marcador, o Juve teve um amargo 3 x 3 como resultado final. Com isso, perdeu a chance de sair da penúltima colocação.
Vasco e Ceará, que perderam seus jogos no fim de semana, aparecem com cerca de 1% de chance de queda. Abaixo, veja os times mais ameaçados segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e os quatro jogos restantes na temporada.
Fortaleza - 87,4%
O Fortaleza conseguiu uma importante vitória sobre o Bahia, fora de casa, chegando aos 34 pontos. De acordo com a UFMG, as chances de queda do Leão são de 87,4%. A fase positiva do Fortaleza, que não perde há cinco rodadas, é um ponto que pode ser determinante para escapar do Z4.
- Bragantino x Fortaleza - 26/11
- Fortaleza x Atlético-MG - 30/11
- Fortaleza x Corinthians - 03/12
- Botafogo x Fortaleza - 07/12
Juventude - 87,1%
Após deixar a vitória sobre o Cruzeiro escapar, o Juventude quer ampliar a sequência de três jogos sem perder para ter chances de evitar o rebaixamento. A missão, porém, é dura. Nas últimas quatro partidas, o Juve vai enfrentar três paulistas, um deles o Santos em um confronto direto contra a queda.
- São Paulo x Juventude - 23/11
- Juventude x Bahia - 28/11
- Juventude x Santos - 03/12
- Corinthians x Juventude - 07/12
Vitória - 68,7%
O empate diante do Palmeiras, fora de casa, renovou os ânimos do Vitória na briga contra o rebaixamento. O risco de queda, porém, segue alto, uma vez que o Leão é o atual 17º colocado. Diferentemente de Fortaleza e Juventude, o Vitória faz a última rodada em casa, algo que pode favorecer o time de Jair Ventura.
- Sport x Vitória - 23/11
- Vitória x Mirassol - 29/11
- Bragantino x Vitória - 03/12
- Vitória x São Paulo - 07/12
Santos - 47,7%
Primeiro fora da zona de rebaixamento, o Santos depende apenas de si para evitar a queda pela segunda vez em sua história. Nas últimas rodadas, o Peixe tem dois confrontos diretos contra Inter e Juventude, além de encarar o já rebaixado Sport. E na rodada decisiva, encara o Cruzeiro, que deve estar focado na semifinal da Copa do Brasil. Portanto, pode ser favorável ao time de Neymar, Vojvoda e cia.
- Internacional x Santos - 24/11
- Santos x Sport - 28/11
- Juventude x Santos - 03/12
- Santos x Cruzeiro - 07/12
Internacional - 6,5%
Com quatro pontos a mais que o Vitória e três à frente do Santos, o Inter pode se livrar do risco de rebaixamento caso vença o time paulista no fim de semana. O triunfo sobre o Ceará, fora, na rodada passada, deve dar ânimo novo ao Colorado na disputa contra o Z4.
- Internacional x Santos - 24/11
- Vasco x Internacional - 28/11
- São Paulo x Internacional - 03/12
- Internacional x Bragantino - 07/12