
Dois pontos atrás do líder Flamengo, o Palmeiras segue na corrida pelo título do Brasileirão apesar do empate sem gols contra o Vitória, na última quarta-feira (19). Entretanto, o Verdão atravessa um momento de instabilidade que coloca em xeque suas aspirações. Com apenas um ponto conquistado nos últimos três jogos, a equipe de Abel Ferreira também encara seu último duelo em casa no Allianz Parque, no próximo sábado (22), contra o Fluminense.
A queda de ritmo, a sequência de confrontos fora de casa e a ausência do meio-campista Andreas Pereira são fatores que incomodam o Verdão justamente na reta decisiva. O fim de temporada ainda reserva a grande final da Copa Libertadores da América, outro ponto que pode atrapalhar o Verdão na corrida pelo título nacional.
Má fase recente no Campeonato Brasileiro
Depois de assumir a liderança e parecer que não largaria mais, o Palmeiras estacionou. Nos últimos três jogos do Brasileirão, o time não venceu nenhuma partida e somou apenas um ponto — perdeu para Mirassol e Santos, fora, e empatou com o Vitória, em casa.
Esse desempenho fraco em um momento crítico parece mexer com a confiança do elenco, que tinha a chance de reassumir o primeiro lugar com a derrota do Flamengo para o Fluminense. O Verdão vem encontrando muitas dificuldades ofensivas, tendo marcado apenas um gol no mesmo período.
Ausência de Andreas Pereira contra o Fluminense
Para completar o cenário adverso atual, o meio-campista Andreas Pereira estará fora da partida contra o Fluminense. Ele foi expulso após reclamação no empate sem gols com o Vitória e cumpre suspensão. Essa será a segunda vez consecutiva que Andreas desfalca o Palmeiras por estar suspenso, uma vez que tinha recebido o terceiro cartão amarelo contra o MIrassol, ficando de fora na derrota para o Santos.
Final da Libertadores no meio do caminho
Ao mesmo tempo em que vive essa turbulência no Brasileirão, o Palmeiras tem um compromisso de altíssima importância: a final da Libertadores. Esse duelo continental, que coloca frente a frente líder e vice-líder do Campeonato Brasileiro, aparece como uma “pedra no sapato” para a busca do título nacional.
Em caso de título diante do Flamengo, o Verdão deve ganhar fôlego extra na corrida pelo Brasileirão. Caso contrário, o efeito pode ser inverso.
Três últimos jogos fora do Allianz Parque
O calendário também joga contra. O Palmeiras disputará seu último jogo em casa pelo Brasileirão no dia 22 de novembro, contra o Fluminense, no Allianz Parque. Após esse embate, todos os confrontos restantes serão fora de casa.
Isso porque o duelo contra o Vitória, válido pela 37ª rodada, foi antecipado. Com isso, depois de receber o Fluminense, pela 35ª rodada, restarão apenas tres jogos para o alviverde no Campeonato Brasileiro:
- Atlético-MG, fora, 03/12 - 34ª rodada
- Grêmio, fora, 25/11 - 36ª rodada
- Ceará, fora, 07/12 - 38ª rodada