
Foi de forma dramática, mas o Iraque se manteve vivo na busca por uma vaga na Copa do Mundo de 2026 . A equipe comandada pelo espanhol Jesus Casas superou o Emirados Árabes Unidos por 2 a 1, nesta terça-feira (18), no Estádio Internacional de Basra. A vitória heróica, conquistada no fim, a colocou na repescagem geral do principal torneio de seleções do planeta.
Com a classuficação conquistada na marra, os iraquianos se juntam a Bolívia, República Democrática do Congo, Nova Caledônia e mais duas seleções da Concacaf no playoff que dá duas vagas para o Mundial. O sorteio que vai definir os confrontos desta fase, disputados em março do ano que vem, acontece nesta quinta-feira (20).
Virada heróica leva estádio à loucura
A final da repescagem asiática não começou bem para os donos da casa, que viram o adversário abrir o placar, aos 7 minutos do segundo tempo, com o brasileiro naturalizado emiradense Caio Lucas . Com o empate no duelo de ida, era necessário ao menos igualar o marcador para seguir com o sonho.
A reação dos iraquianos iniciou com o meia Mohanad Ali que, aos 21, cabeceou forte para tirar a desvantagem dos Emirados Árabes. Já nos acréscimos, o árbitro assinalou pênalti para os mandantes. Coube ao também meia Amir Al-Ammari ir para cobrança. Ele não desperdiçou e levou os mais de 50 mil torcedores presentes no estádio ao delírio.
Chance de encerrar longo jejum
A expectativa por uma classificação à Copa do Mundo é muito grande no Iraque. Isso porque seria histórica para a trajetória do país no futebol. A última e única vez que disputou a competição foi em 1986, em um dos países que será sede da próxima edição — o México . Na ocasião, perdeu os três jogos da fase de grupos e não avançou ao mata-mata.
O Mundial de 2026 será o maior da história. A primeira com 48 seleções e disputada em todo um continente. Esse será disputado entre junho e julho na América do Norte .