
O técnico Carlo Ancelotti admitiu em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (17) o interesse de renovar seu período no comando da seleção brasileira . Ele tem contrato até a Copa do Mundo de 2026 .
"Não, não temos conversado, mas é possível. É possível, porque, como disse, me encontro muito bem aqui. Não tenho outra ideia que não seja, de momento, a equipe da seleção brasileira. Para seguir, temos que fazer duas [coisas]. A CBF e eu não temos pressa para fazê-las, mas a ideia pode ser de seguir. Eu não tenho problema. A verdade é que o contrato antes do Mundial é muito mais barato e depois do Mundial pode ser muito mais caro", afirmou ele em tom bem-humorado, o que gerou risadas no auditório.
Partida contra a Tunísia
A partida acontece nesta terça-feira (18), às 16h30, em Lille, na França. A tendência é de que o técnico oportunize jogadores que ainda não entraram em campo pela seleção, com a ida de Wesley para a lateral-direita e o retorno de Militão para a zaga . O time titular deve seguir com: Ederson, Wesley, Marquinhos, Militão e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães; Rodrygo, Matheus Cunha, Estêvão e Vinicius Junior.
O que mais disse Ancelotti
Mudanças no time
"Estamos pensando que podemos fazer alguma mudança no time, para o jogo de amanhã, quero avaliar também o treino de hoje, porque pode ser que haverá condição para os jogadores se recuperarem do esforço dos jogos de Senegal. Todos os jogadores estão bem, desafortunadamente temos obtido a lesão do Gabriel, que não pode estar, vamos repensar com a entrada do Wesley no lado direito. Queremos fazer um bom jogo, seguir na mesma dinâmica do jogo contra o Senegal, porque é um jogo bonito, que nos gostou, para atitude, intensidade, qualidade também, então queremos repetir o mesmo jogo com a mesma qualidade."
"Temos que ter uma ideia bastante clara do que queremos fazer, saiu bem o sistema com muitos jogadores na frente, mas temos também que pensar em jogar com jogadores um pouco mais defensivos, o que pode ser um plano B. A verdade é que esse sistema funcionou, porque a atitude dos jogadores na frente foi uma boa atitude, o trabalho que eles fazem no aspecto defensivo é muito importante para a equipe para defender bem, isso é fundamental para a equipe. Se eles não fazem bem, temos duas possibilidades, ou mudar o jogador, ou mudar o sistema."
"Um atleta pode jogar em diferentes posições, é melhor para ele ter mais oportunidade de estar na equipe. Há jogadores especialistas que é muito mais complicado mudar de posição. Na frente não temos especialistas, isso pode ser muito bom, bom, ou às vezes mal. Pode ser que precisamos, como dissemos na coletiva de imprensa anterior, um referente como atacante em alguns partidos, em alguns momentos do jogo. Temos tempo para avaliar isso e para tentar encontrar um atacante referente nos próximos seis meses."
Intensidade e preparo físico
"Quando a equipe está bem posicionada no campo você pode pressionar, quando a equipe não está bem posicionada no campo você não pode pressionar, isso significa uma boa leitura da situação. Luciano [Juba] fez um bom treinamento, mostrou todas as suas qualidades, estamos muito felizes com ele, porque ele foi sério, profissional, mostrando a qualidade que ele tem, um jogador muito bom com bola, muito bom, muito inteligente, com um bom pressionamento no campo, ele tem oportunidade para jogar amanhã e também para estar na Copa do Mundo. Estamos felizes com ele."
Calendário do futebol brasileiro
"Eu posso colaborar, obviamente, com a CBF. A CBF, eu acho, está fazendo algo, mudou um pouco o calendário, está tentando mudar coisas para melhorar o futebol brasileiro. Estamos falando de como melhorar o futebol brasileiro e eu estou muito contente de poder ajudar a esta melhoria."
Tunísia e Senegal
"Eu acho que a Tunísia é um time com diferentes características, comparado com o Senegal, tem diferentes ideias de jogo, é um time bem organizado, sobretudo a nível defensivo. Então, respeitar a Tunísia é importante, como sempre, e também seguir a dinâmica do jogo contra o Senegal, que nós gostamos e queremos seguir nessa linha. Eu acho que Tunísia joga um pouco menos de transição comparado com Senegal. Tem jogadores também, fisicamente, de diferentes características. Vai jogar um jogo mais controlado, menos direto, de Senegal. Mas é sempre um time que temos que respeitar, porque é um bom time, tem uma boa organização. Então, para ganhar, temos que jogar no nosso melhor nível."
Desempenho do Brasil
"Habitualmente, do "monstro" [forma que a imprensa internacional se referiu à Seleção] você tem medo, isso é importante. Não temos despertado nada, estamos trabalhando para chegar na melhor condição possível na Copa do Mundo. Estamos em uma boa linha, temos que seguir. Até março não posso ver os jogadores, mas tenho total confiança que todos os clubes estão trabalhando muito bem. Estamos convencidos que os jogadores chegarão muito bem na Copa do Mundo."
Neymar
"O Neymar está na lista dos jogadores que podem estar no Mundial. Agora tem seis meses para chegar à lista final. Nós só temos que fazer uma coisa, observar ele como outros, para tentar não fazer erros na lista definitiva."
"Agora tem seis meses para jogar. A verdade é que o Campeonato Brasileiro para no dia 7 de dezembro, mas depois vêm as férias. E depois, quando começar de novo o Campeonato Brasileiro, tem o tempo para mostrar todas as suas qualidades e mudar sua condição física."
Estêvão
"Eu tento tratar ele como os outros. Obviamente ele tem mais coisas que tem que aprender. Ele pode aprender falando com o treinador. Ele pode aprender mirando todos os veteranos que estão nesse time, que lhe podem ensinar muitas coisas. O importante para ele é que não seja contente com o que tem agora, porque pode melhorar em muitos aspectos. Porque é jovem, pode melhorar no conhecimento do jogo, pode melhorar na atitude, pode melhorar no sacrifício. Tem muitas coisas que pode melhorar. As coisas que não pode melhorar é o talento. Porque eu acho que mais é impossível."