
Suriname está muito perto de sua primeira Copa do Mundo . O país vizinho ao Brasil venceu El Salvador por 4 a 0 na noite de quinta-feira (13), em Paramaribo, capital do Suriname. Os gols foram marcados por Tjaronn Chery (pênalti), Dhoraso Klas e duas vezes por Richonell Margaret.
Com o resultado, o Suriname segue na liderança do Grupo A das Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2026, empatado em 9 pontos com o Panamá, mas a frente nos critérios de desempate. Na última rodada das Eliminatórias, na terça-feira, o país visita a Guatemala em jogo que vale vaga. Enquanto isso, o Panamá encara El Salvador em casa.
Vizinho ao Brasil é terra de craques
Vizinho pouco lembrado pelo Brasil, o Suriname tem uma conexão histórica com o futebol europeu. Ex-colônia holandesa, o país é berço ou terra de origem de craques como Seedorf, Davids, Rijkaard e Van Dijk — todos com raízes surinamesas, mas que brilharam pela seleção da Holanda .
Agora, com um elenco formado por jogadores da diáspora e um bom desempenho nas Eliminatórias da Concacaf, o pequeno país de pouco mais de 600 mil habitantes está a um jogo de fazer história e carimbar sua primeira participação em um Mundial.