
Foram 12 anos, 7 meses e um dia de espera até que um atleta nordestino, atuando por um clube da região, voltasse a ser chamado para a seleção brasileira.
O responsável por encerrar esse jejum é Luciano Juba, de 26 anos, lateral-esquerdo do Bahia, convocado por Carlo Ancelotti para os amistosos de novembro contra Senegal e Tunísia, que acontecem nos dias 15 e 18, na Europa.
Natural de Serra Talhada (PE), Juba foi formado nas categorias de base do Sport. Ele se profissionalizou no clube e chegou ao Bahia em 2023, em uma transferência sem custos. Ainda na infância e adolescência, o jogador chegou a trabalhar descarregando caminhões com o avô para conseguir dinheiro e não faltar aos treinos.
Rogério Ceni previu convocação
O desempenho consistente pelo Bahia foi destacado pelo técnico Rogério Ceni, que chegou a afirmar que Juba merecia uma chance na Seleção.
“O Juba, fatalmente, escuta o que eu estou dizendo pra vocês, eu tenho um feeling que nós teremos um segundo jogador convocado pra Seleção Brasileira ainda nesse ano”, disse ele em agosto.
A última vez que um jogador nordestino atuando em um clube do Nordeste havia sido convocado para a Seleção foi em 2013. Na ocasião, Douglas Santos, nascido em João Pessoa (PB) e então com 19 anos, defendia o Náutico e foi chamado por Felipão . Hoje no Zenit, Santos ficou fora da lista atual por lesão.