
O domingo (9) será um dia muito especial para um personagem que revoluciou o futebol moderno. Pep Guardiola, do Manchester City, vai completar 1000 jogos à beira do campo, contra o Liverpool, às 13h30, no Etihad Stadium, pela Premier League . E quem diria que o destino faria com que ele atingisse a marca histórica justamente contra o maior rival da carreira.
"Se eu pudesse escolher um rival para isso (milésimo jogo como técnico), eu dividiria isso com várias pessoas, mas esse seria o melhor. Estive por mais tempo do que nunca neste país, que teve grande impacto na minha vida. Barcelona é o meu clube, e foi incrível no Bayern também, mas o Liverpool tem sido o maior rival neste país, especialmente com Jürgen (Klopp), então não poderia ter sido melhor. O destino e o universo decidiram isso", disse Guardiola, em entrevista coletiva na sexta-feira (7).
Guardiola domina liga mais competitiva do mundo
Não é por acaso que o treinador enxerga os Reds desta forma. Após a primeira temporada de adaptação no futebol inglês, foram os únicos que conseguiram tirar o principal torneio do país das suas mãos, e duas vezes — Chelsea conquistou na de estreia.
Guardiola chegou à liga mais competitiva do mundo e criou uma verdadeira hegemonia nela. Foram seis troféus em nove edições, tendo levantado quatro consecutivos, algo que nenhum outro conseguiu fazer na história. O único que tem mais é Alex Ferguson, com 13. No entanto, ele esteve por mais de duas décadas e meia no comando do Manchester United.
Apesar de estar distante do histórico técnico, ninguém dúvida que o espanhol possa chegar nesta quantidade. Ele inclusive quebrou um recorde, antes pertencente a Ferguson, que indica isso: é o treinador que alcançou 250 vitórias mais rapidamente na história da Premier League.
Como se não bastasse o domínio nacional, Pep também conseguiu levar a equipe à conquista inédita da Champions League, em 2023, após bater na trave diversas vezes. Ele encerrou um jejum pessoal no torneio de 11 anos.
Números de Guardiola no City
- Partidas: 549
- Aproveitamento: 76% (394V - 69E - 86D) 1647
- Gols marcados: 1368
- Gols sofridos: 515
- Títulos: 17
Guardiola deixou vários pupilos
Nestas 17 temporadas como treinador, Guardiola passou somente por três clubes. Sempre prezou por ter comissões qualificadas junto à ele e ensinou muito para todos que estavam a sua volta. Neste momento, se vê precisando enfrentar quem já foi seu comandado, seja como assistente ou jogador.
Os únicos dois times que estão na frente do City na Premier League, neste momento, são treinados por profissionais que já foram seus auxiliares: o líder Arsenal, por Mikel Arteta ; e o vice Chelsea, por Enzo Maresca . Já Vicent Kompany, que foi o zagueiro do espanhol, está à frente do Bayern de Munique, que é líder da Champions League e só não venceu um dos 17 jogos que disputou.
Guardiola é o melhor treinador da história?
Antes de acabar com a concorrência na Inglaterra, Pep Guardiola já vinha de dois grandes trabalhos. O primeiro deles no Barcelona, onde dominou na Espanha e no velho continente. Para muitos, a equipe catalã nas suas mãos foi a que praticou o melhor futebol já visto. Não à toa, conquistou três La Ligas e duas Champions em quatro temporadas.
Movido a desafios, o treinador resolveu deixar a máquina que criou para tentar marcar sua história no Bayern de Munique . Mesmo não tendo conseguido o título do principal torneio europeu, marcou época na Alemanha. E nem foi pelos diversos troféus levantados, mas sim pelas novas ideias que levou ao futebol do país.
Questionado sobre a opinião de alguns analistas que o consideram o melhor treinador de todos os tempos, Guardiola respondeu que eles tinham razão de forma bem-humorada. "Tento fazer minhas equipes jogarem da forma como eu entendo o jogo, nunca traí minhas convicções", acrescentou com tom mais sério.
Números de Guardiola como treinador
- Partidas: 999
- Aproveitamento: 76,7% (715V - 156E - 128D) 2997
- Gols marcados: 2500
- Gols sofridos: 865
- Títulos: 38