Filipe Luís defende Plata da expulsão: "Foi sem querer"

Treinador afirmou que não vai culpar o equatoriano pelo erro que foi determinante para vitória do Flamengo contra o São Paulo escapar

Filipe Luís criticou atuação da equipe no primeiro tempo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Filipe Luís criticou atuação da equipe no primeiro tempo

O Flamengo sofreu um golpe duro na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, na quarta-feira (5). A vitória sobre o São Paulo, na Vila Belmiro, estava na mão. Mas os três pontos cruciais na busca pelo objetivo principal no torneio foram por água abaixo em erro grave individual, que foi determinante no empate em 2 a 2 .

Faziam apenas três minutos que o rubro-negro havia chegado à virada, com belo gol de Samuel Lino. A partida parecia estar controlada, até que Gonzalo Plata mudou a retórica dela, com expulsão boba após entrada por cima em Arboleda. Filipe Luís dispitou sobre uma possível punição ao equatoriano e saiu em defesa do seu comandado:

🔥Odds Altas no Brasileirão
palmeiras empate Santos
Bet365 1.48 3.25 7.50
Superbet 1.46 3.05 7.50
Betnacional 1.45 3.05 7.01
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.

"Foi sem querer, ele quis ir na bola e acabou pegando a perna do jogador. Um jogador que estava dando absolutamente tudo para a equipe durante o jogo, estava correndo. Eu jamais vou culpar um jogador por cometer um erro desses. Ao contrário, eu estou aqui para colocar a culpa em mim mesmo. Eu, como maior responsável pela equipe, sou o responsável por um empate como esse."

Filipe lamenta "erros letais" da equipe

O descuido de Plata não foi o único do Flamengo no empate com gosto de derrota contra o tricolor paulista. Ainda nos minutos iniciais do jogo, Pulgar entregou a paçoca dentro da área e Luciano aproveitou para abrir o placar. Os erros técnicos, inclusive, foram rotineiros durante os 90 minutos com jogadores que não costumam comete-los.

Para o treinador, é natural que esses aconteçam na atual conjuntura da temporada do rubro-negro. A equipe vive momento crucial, com as reais possibilidades de conquistar o Brasileiro. No entanto, ele lamentou que equívocos tem sido determinantes para os últimos resultados.

"No campeonato de pontos corridos, nos momentos mais importantes e de mais pressão se cometem mais erros. Mas nossos erros estão sendo letais e nos custando pontos importantes. Cada ponto que perdemos fica mais difícil e mais longe de conquistar nosso objetivo de ser campeão. Com certeza hoje foram mais erros que ficaram mais difíceis de reverter" avaliou Filipe.

Filipe analisa expulsões em excesso

Diante da sequência de decisões no fim de 2025, o Flamengo vem sofrendo com o excesso de cartões vermelhos . O último, camisa 45, foi o sexto em 50 dias do rubro-negro. Não à toa, foi a equipe da Série A com mais expulsões no último mês.

"Uma coisa que não queremos é ter expulsos. Sabemos a importância de começar e terminar com onze. Um jogo tem muitas variáveis diferentes, contextos diferentes, infelizmente estamos passando por uma fase que estamos tendo expulsões todos os jogos que nos prejudicam muito. Como falei: em momentos importantes não podemos cometer erros e estamos cometendo", analisou o treinador.