"Inshallah!": Dos 9 estrangeiros na Série A, só 3 são estreantes

Brasileirão conta com seis profissionais de fora do país que têm mais de uma temporada na Série A

Crespo, Zubeldía e Vojvoda, todos na segunda passagem no futebol brasileiro
Foto: Erico Leonan / São Paulo FC, Raul Baretta/ Santos FC e Marcelo Gonçalves / Fluminense FC
Crespo, Zubeldía e Vojvoda, todos na segunda passagem no futebol brasileiro


O Brasileirão conta com nove técnicos estrangeiros comandando as equipes. Cinco deles já tiveram mais de uma passagem pelo futebol nacional, além de Abel Ferreira, que, em 2025, completou cinco anos à frente do Palmeiras e é uma referência. Se outrora os mesmos treinadores brasileiros rodavam de clube em clube, os dirigentes estão dando preferência aos profissionais de fora do país — e estes também já estão na "rotação" do futebol brasileiro.

🔥Odds título Brasileirão
palmeiras flamengo cruzeiro
Bet365 1.66 2.10 76.00
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.

Na última terça-feira (4), durante o Fórum Brasileiro dos Treinadores do Futebol, realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro, um climão tomou conta do evento. Os ex-técnicos Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira criticaram a nova tendência. O atual técnico da seleção brasileira, o italiano Carlo Ancelotti, estava presente no palco.

"Inshallah nós cheguemos a ter novamente os treinadores brasileiros brilhando, dirigindo os clubes. Mas é claro, quando o Ancelotti for embora, depois de ser campeão no ano que vem, que volte a ter um treinador brasileiro", disse Oswaldo.

Hernán Crespo

O técnico está em sua segunda passagem no Tricolor . A primeira durou sete meses, de fevereiro a setembro de 2021. Neste período, o argentino foi campeão paulista depois de oito anos de jejum de títulos. O retorno ao Morumbi aconteceu em junho deste ano.

Jorge Sampaoli

O argentino está virando figurinha carimbada na Série A. Hoje no Atlético-MG, ele comanda um time brasileiro pela quarta vez. A sua primeira experiência foi em 2018, no Santos . No ano seguinte, Jorge Sampaoli levou o Peixe ao vice-campeonato do Brasileirão.

Em 2020, o treinador assumiu o Galo, clube que trabalhou até fevereiro de 2021 e conquistou o Campeonato Mineiro. Depois do trabalho em Belo Horizonte, o retorno ao Brasil aconteceu apenas em 2023 para assinar contrato com o Flamengo . A passagem pelo time carioca foi conturbada, durando apenas cinco meses.

Sampaoli foi chamado pelos atleticanos novamente, em setembro deste ano, para tirar o time da crise dentro de campo. A equipe reduziu as suas chances de rebaixamento no campeonato nacional e está na final da Sul-Americana.

Juan Pablo Vojvoda

De maio de maio de 2021 a junho de 2025, Vojvoda fez história no Fortaleza . O tricolor cearense se classificou para a Libertadores mais de uma vez e foi campeão da Copa do Nordeste em 2022 e 2024.

O treinador argentino foi o escolhido em agosto de 2025 para comandar o Santos na segunda metade da temporada.

Luis Zubeldía

No Fluminense desde setembro deste ano, o argentino iniciou a sua trajetória por aqui treinando o São Paulo – de abril de 2024 a junho de 2025.

Ramón Díaz

O experiente treinador argentino trabalhou no Vasco – de julho de 2023 a abril de 2024 –, sendo um dos grandes responsáveis por evitar a queda no Brasileirão 2023. Ramón também foi escolhido pelo Corinthians no ano passado. No alvinegro, ele venceu o Paulistão 2025. Atualmente, o comandante está no Internacional .

Treinadores no primeiro ano pelo Brasil

  • Davide Ancelotti (Botafogo)
  • Martín Palermo  (Fortaleza)
  • Leonardo Jardim  (Cruzeiro)