Joia do Arsenal vira jogador mais jovem na história da Champions

Aos 15 anos, meia Max Dowmanentrou na segunda metade da vitória de 3 a 0 sobre o Slavia Praga e quebrou a marca na competição

Max Dowman se tornou o jogador mais jovem a estrear na Champions League
Foto: Reprodução/Instagram arsenal
Max Dowman se tornou o jogador mais jovem a estrear na Champions League

Uma das grandes joias do futebol inglês, Max Dowman marcou seu nome na história da Champions League nesta terça-feira (4). Com apenas 15 anos e 309 dias, o meia entrou em campo na vitória de 3 a 0 do Arsenal sobre o Slavia Praga e se tornou o jogador mais jovem a estrear na história da competição.

O garoto prodígio dos Gunners recebeu o chamado de Mikel Arteta aos 28 minutos da etapa final, quando sua equipe já vencia pelos três gols de diferença. Ele superou o atacante alemão Youssoufa Moukoko, atualmente no Copenhague, que jogou pelo Borussia Dortmund contra o Zenit em 2020, com 16 anos e 18 dias.


Dowman não quebrou recorde na Premier League

Esta foi a quinta participação de Dowman no time principal nesta temporada. Sua primeira no futebol profissional foi na goleada do Arsenal de 5 a 0 sobre o Leeds United, pela segunda rodada da Premier League . Apesar de ter dado uma ótima primeira impressão — sofreu um pênalti —, o jovem não conseguiu quebrar a marca no torneio.

O meia ficou a 53 dias do recorde. E esse pertence a um companheiro de equipe: o ponta-direita nigeriano  Ethan Nwaneri era 53 dias mais jovem quando estreou em 2022, na vitória de 3 a 0 sobre o Brendfort. Na ocasião, ele entrou em campo já nos acréscimos da etapa final.