
O fenômeno do tênis brasileiro, João Fonseca, será confirmado como 24º melhor tenista do mundo no próximo ranking divulgado pela ATP, na próxima semana. Com essa marca, o carioca de apenas 19 anos faz história novamente, igualando a melhor posição de Thomaz Koch como o terceiro tenista melhor ranqueado do Brasil entre os homens. À frente deles só estão Thomaz Bellucci e Gustavo Kuerten.
Para a história do tênis brasileiro
João Fonseca saltou para a 28ª posição da lista no início da semana, depois de ganhar o maior título da carreira, o ATP 500 da Basileia, na Suíça. Com o resultado, o tenista já tinha superando de uma só vez a melhor posição de outros brasileiros ilustres, caso de Carlos Kirmayr, Jaime Oncins, Marcos Hocevar e Luiz Mattar.
Ranking virtual
No mesmo dia que se tornou o quinto maior do Brasil no ranking, o jovem ídolo já aparecia na 24ª colocação, em virtude dos pontos descontados de alguns dos rivais na semana do Masters 1000 de Paris. Com a vitória na primeira rodada sobre Denis Shapovalov, João ganhou 50 pontos, mas isso não mudou sua posição no ranking. Por coincidência, quem estava à sua frente era justamente o adversário da estreia.
Ajuda de canadense top-10
Depois de ser eliminado na segunda rodada, João dependia que os rivais diretos no ranking não avançassem em Paris para avançar também no ranking oficial.
O alemão Daniel Altmeier e o italiano Lorenzo Sonego foram eliminados nas oitavas-de-final, nesta quinta (30). O mesmo aconteceu com Cameron Norrie, eliminado por Valentin Vacherot, outro tenista que poderia ganhar uma posição do brasileiro até o fim do torneio. Mas Félix Auger-Aliassime, nº 10 do mundo, que já havia eliminado Altmeier, entrou em ação novamente. O canadense derrotou Vacherot nas quartas-de-final, em jogo realizado nesta sexta (31), e garantiu a posição de João Fonseca.
João ultrapassa Fininho
Como 24º melhor tenista do planeta, João ultrapassou Fernando Meligeni, que alcançou a 25ª posição na lista em 1999. A nova sensação do circuito também igualou Thomaz Koch, lenda do tênis brasileiro que fechou o ano de 1974 como número 24 da ATP, aos 29 anos.
No topo da lista dos melhores brasileiros ainda estão Gustavo Kuerten, nosso eterno nº1, e Thomaz Bellucci, que chegou até a 21ª colocação em 2010, quando tinha 22 anos. Entre as mulheres, na era profissional, Bia Haddad Maia tem como sua melhor posição o nº 10 do mundo.
Cabeça-de-chave em Grand Slam
Com a desistência de participar do ATP 250 de Atenas, anunciada ontem, João Fonseca depende de outros resultados para se manter nessa posição ao final da temporada, mas vai terminar no top-30. Com essa posição, o prodígio se garante pela primeira vez como cabeça-de-chave de um torneio Grand Slam, em janeiro, no Aberto da Austrália 2026.
