
A classificação do Flamengo para a final da Libertadores, após o empate sem gols com o Racing, na Argentina, ficou marcada não apenas pela festa rubro-negra, mas também por episódios lamentáveis dentro e fora do El Cilindro, em Avellaneda. Um torcedor argentino foi flagrado fazendo gestos racistas em direção à torcida do Flamengo, imitando um macaco, cena que rapidamente viralizou nas redes sociais e gerou indignação entre os brasileiros.
O episódio ocorreu nas arquibancadas do setor destinado aos torcedores do Racing e foi registrado por vídeos que circulam na internet. O clube carioca deve acionar a Conmebol para que o caso seja apurado, seguindo o protocolo da entidade em situações de discriminação racial.
INADMISSÍVEL! 😡🤬
— Flamengo | Coluna do Fla (@ColunadoFla) October 30, 2025
Após a eliminação para o Flamengo na Libertadores, um torcedor do Racing foi flagrado fazendo gestos racistas em direção à torcida rubro-negra no estádio El Cilindro.
📹 GE pic.twitter.com/4qtXBMLQLI
Apesar da situação lamentável, este é apenas mais um episódio de racismo envolvendo torcidas argentinas em confrontos com times brasileiros na competição sul-americana.
Confronto do lado de fora
Após o apito final, o clima também esquentou fora de campo. Imagens mostram confrontos entre torcedores das duas equipes nas ruas próximas ao estádio.
Garrafas e pedras foram arremessadas, e a polícia precisou intervir com balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar a confusão.
Torcedores do Racing e Flamengo entraram em confronto após a eliminação do time argentino para o Rubro-Negro em Buenos Aires.
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) October 30, 2025
📽️ @365ScoresBR pic.twitter.com/H4LVumq3QP
Segundo a imprensa argentina, ao menos dois torcedores ficaram feridos e houve detenções. A tensão, que começou nas arquibancadas durante o jogo, acabou se estendendo para as ruas de Avellaneda.
Provocação nas redes sociais
Apesar do clima hostil na Argentina, nas redes sociais o Flamengo estava “livre, leve e solto” e não deixou de provocar o time argentino. Logo após o apito final, o perfil oficial do clube publicou uma imagem com a legenda “Não vai a Lima”, em referência à cidade peruana que sediará a final da Libertadores.
Não tá adiantando!! A conta de luz vai vir cara com tanto secador ligado, galera. Sabe por que?
— Flamengo (@Flamengo) October 30, 2025
PORQUE ISSO AQUI É FLAMMMMMMMMMMMMMENGOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! pic.twitter.com/qFMnIG1NUi
A mensagem foi uma resposta ao técnico Gustavo Costas, do Racing, que disse, após o jogo de ida no Maracanã, que o time argentino estaria na final da competição.
O rubro-negro também provocou os rivais Botafogo, Fluminense e Vasco, dizendo que “a conta de luz vai vir cara” fazendo uma referência aos torcedores que ficaram torcendo contra.
Nem mesmo Vini Jr e Virgínia escaparam da empolgação do Flamengo na internet. O Mengão brincou com uma foto publicada pelo casal nesta semana, criando um relacionamento entre o clube brasileiro e a final da Libertadores da América.
F❤️F
— Flamengo (@Flamengo) October 30, 2025
FINAL DA LIBERTADORES E FLAMENGO❤️🖤 pic.twitter.com/PNjuJA21N4
Com a classificação garantida, o Flamengo aguarda o adversário da decisão continental. O Palmeiras recebe a LDU nesta quinta-feira (30), às 21h30 (de Brasília) precisando reverter o placar de 3 x 0 no Equador para se classificar.